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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Biblia de Jerusalén (1976)
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1
|Jeremias 40:1|
Palabra dirigida a JeremÃas de parte de Yahveh, luego que Nebuzaradán, jefe de la guardia, le dejó libre en Ramá, cuando le tomó aparte, estando él esposado con todos los deportados de Jerusalén y Judá que iban camino de Babilonia.
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|Jeremias 40:2|
En efecto, el jefe de la guardia tomó aparte a JeremÃas y le dijo: «Tu Dios Yahveh habÃa predicho esta desgracia a este lugar,
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|Jeremias 40:3|
y lo ha cumplido. Yahveh ha hecho conforme habÃa predicho. Y esto os ha sucedido porque pecasteis contra Yahveh y no oÃsteis su voz.
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|Jeremias 40:4|
Ahora bien, desde hoy te suelto las esposas de tus muñecas. Si te parece bien venirte conmigo a Babilonia, vente, y yo miraré por ti. Pero si te parece mal venirte conmigo a Babilonia, déjalo. Mira, tienes toda la tierra por delante; adonde mejor y más cómodo te parezca ir, vete.»
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|Jeremias 40:5|
Aún no habÃa dado media vuelta cuando le dijo: «Vuelve adonde GodolÃas, hijo de Ajicam, hijo de Safán, a quien el rey de Babilonia ha encargado de las ciudades de Judá, y quédate a vivir con él entre esta gente. En suma, vete adonde mejor te acomode.» Luego el jefe de la guardia le proporcionó algunos vÃveres y ayuda de costa y le despidió.
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|Jeremias 40:6|
JeremÃas, por su parte, vino al lado de GodolÃas, hijo de Ajicam, a Mispá, y se quedó a vivir con él entre la población que habÃa quedado en el paÃs.
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|Jeremias 40:7|
Todos los jefes de guerrilleros, asà como sus hombres, oyeron cómo el rey de Babilonia habÃa encargado del paÃs a GodolÃas, hijo de Ajicam, y cómo le habÃa encargado de los hombres, mujeres, niños y de aquella gente baja de la tierra, que no habÃan sido deportados a Babilonia,
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|Jeremias 40:8|
y fueron donde GodolÃas, a Mispá, Ismael, hijo de NetanÃas, Yojanán y Jonatán, hijo de Caréaj, SeraÃas, hijo de Tanjumet, los hijos de Efay el netofita y YaazanÃas de Maaká en compañÃa de sus hombres.
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|Jeremias 40:9|
GodolÃas, hijo de Ajicam, hijo de Safán, les hizo un juramento a ellos y a sus hombres: «No temáis ser siervos de los caldeos. Quedaos en el paÃs y servid al rey de Babilonia, y os irá bien.
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10
|Jeremias 40:10|
Por mi parte, aquà me tenéis establecido en Mispá, para responder a los caldeos que vengan a nosotros; y vosotros cosechad vino, mieses y aceite, metedlo en vuestras vasijas, y vivid en las ciudades que hayáis recuperado.»
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ESCULTURA: PODE OU NÃO PODE?
2Crônicas 01-04
Hoje estou a todo vapor, com todo o ânimo, porque estamos começando a ler mais um livro da BÃblia. Na realidade, é uma continuação do livro de Crônicas. Ontem, quando terminamos de estudar o primeiro desses livros, eu estava falando sobre Salomão, e hoje também continua.
Na nossa leitura bÃblica, vemos que quando Salomão está construindo o templo, ele manda fazer dois querubins esculpidos para colocar dentro do templo. Daà alguém pode pensar que ele estava desobedecendo a Deus, mas não estava. Em Êxodo 27, o próprio Deus tinha mandado esculpir querubins para colocar dentro do santuário.
Então, surge outra pergunta: como Deus manda esculpir esses dois anjos se, nos Dez Mandamentos, Ele já tinha falado para não fazer imagem de escultura? Será que isso é uma contradição bÃblica? Para entendermos esse detalhe, precisamos entender o sentido do texto do mandamento.
Se observarmos bem os quatro primeiro mandamentos, eles estão relacionados à adoração, o culto que o ser humano presta. Todo ser humano adora alguma coisa. E aà que está o perigo. O único motivo de adoração correto é Deus e é para isso que ele chama a atenção no segundo mandamento, também. Quando diz para não fazer imagens de escultura, precisamos entender o porquê do pedido. Quando Deus diz para que não nos curvemos diante das imagens e não adoremos uma escultura, ou qualquer coisa que não seja o Senhor Deus, o ponto-chave é a adoração.
Se observarmos bem, podemos notar que, no santuário e no templo, ninguém se ajoelhava diante de um querubim esculpido para beijar, orar ou implorar alguma coisa. Ninguém usava alguma escultura para adorar ou fazer petições a ela e não a Deus. Esses querubins esculpidos eram apenas ilustrações e obras de arte. Não eram objetos para ser adorados como o mandamento condenaria.
Na realidade, Deus nunca condenou a habilidade artÃstica de pintar, bordar e até esculpir. O que Deus condena não é um desenho, um entalhe ou pintura. Ele condena quando colocamos alguma coisa no lugar de Deus em nossa vida. O Senhor ama o belo. Ele quer que Seus filhos olhem ao redor e em tudo lembrem-se dEle. O que Ele não pode tolerar é Seu povo aceitar alguém ou algo que não seja Jesus como Seu Salvador pessoal. Isso seria o que caracterizaria uma idolatria. E era essa a preocupação de Deus nos quatro primeiro mandamentos da lei.
E aqui cabe uma grande lição para nós: existe alguma coisa ocupando espaço entre você e Deus? Cuidado para que não haja, no seu coração, algo mais importante que Ele.
Coloque-O em primeiro lugar na sua vida sempre!
Valdeci Júnior
Fátima Silva