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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Biblia de Jerusalén (1976)
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1
|Jeremias 40:1|
Palabra dirigida a JeremÃas de parte de Yahveh, luego que Nebuzaradán, jefe de la guardia, le dejó libre en Ramá, cuando le tomó aparte, estando él esposado con todos los deportados de Jerusalén y Judá que iban camino de Babilonia.
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|Jeremias 40:2|
En efecto, el jefe de la guardia tomó aparte a JeremÃas y le dijo: «Tu Dios Yahveh habÃa predicho esta desgracia a este lugar,
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3
|Jeremias 40:3|
y lo ha cumplido. Yahveh ha hecho conforme habÃa predicho. Y esto os ha sucedido porque pecasteis contra Yahveh y no oÃsteis su voz.
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|Jeremias 40:4|
Ahora bien, desde hoy te suelto las esposas de tus muñecas. Si te parece bien venirte conmigo a Babilonia, vente, y yo miraré por ti. Pero si te parece mal venirte conmigo a Babilonia, déjalo. Mira, tienes toda la tierra por delante; adonde mejor y más cómodo te parezca ir, vete.»
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5
|Jeremias 40:5|
Aún no habÃa dado media vuelta cuando le dijo: «Vuelve adonde GodolÃas, hijo de Ajicam, hijo de Safán, a quien el rey de Babilonia ha encargado de las ciudades de Judá, y quédate a vivir con él entre esta gente. En suma, vete adonde mejor te acomode.» Luego el jefe de la guardia le proporcionó algunos vÃveres y ayuda de costa y le despidió.
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|Jeremias 40:6|
JeremÃas, por su parte, vino al lado de GodolÃas, hijo de Ajicam, a Mispá, y se quedó a vivir con él entre la población que habÃa quedado en el paÃs.
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|Jeremias 40:7|
Todos los jefes de guerrilleros, asà como sus hombres, oyeron cómo el rey de Babilonia habÃa encargado del paÃs a GodolÃas, hijo de Ajicam, y cómo le habÃa encargado de los hombres, mujeres, niños y de aquella gente baja de la tierra, que no habÃan sido deportados a Babilonia,
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|Jeremias 40:8|
y fueron donde GodolÃas, a Mispá, Ismael, hijo de NetanÃas, Yojanán y Jonatán, hijo de Caréaj, SeraÃas, hijo de Tanjumet, los hijos de Efay el netofita y YaazanÃas de Maaká en compañÃa de sus hombres.
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9
|Jeremias 40:9|
GodolÃas, hijo de Ajicam, hijo de Safán, les hizo un juramento a ellos y a sus hombres: «No temáis ser siervos de los caldeos. Quedaos en el paÃs y servid al rey de Babilonia, y os irá bien.
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10
|Jeremias 40:10|
Por mi parte, aquà me tenéis establecido en Mispá, para responder a los caldeos que vengan a nosotros; y vosotros cosechad vino, mieses y aceite, metedlo en vuestras vasijas, y vivid en las ciudades que hayáis recuperado.»
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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva