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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
132-
Louis Segond (1910)
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1
|Salmos 132:1|
Cantique des degrés. Eternel, souviens-toi de David, De toutes ses peines!
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2
|Salmos 132:2|
Il jura à l'Eternel, Il fit ce voeu au puissant de Jacob:
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3
|Salmos 132:3|
Je n'entrerai pas dans la tente où j'habite, Je ne monterai pas sur le lit où je repose,
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4
|Salmos 132:4|
Je ne donnerai ni sommeil à mes yeux, Ni assoupissement à mes paupières.
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5
|Salmos 132:5|
Jusqu'à ce que j'aie trouvé un lieu pour l'Eternel, Une demeure pour le puissant de Jacob.
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6
|Salmos 132:6|
Voici, nous en entendîmes parler à Ephrata, Nous la trouvâmes dans les champs de Jaar...
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7
|Salmos 132:7|
Allons à sa demeure, Prosternons-nous devant son marchepied!...
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8
|Salmos 132:8|
Lève-toi, Eternel, viens à ton lieu de repos, Toi et l'arche de ta majesté!
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9
|Salmos 132:9|
Que tes sacrificateurs soient revêtus de justice, Et que tes fidèles poussent des cris de joie!
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10
|Salmos 132:10|
A cause de David, ton serviteur, Ne repousse pas ton oint!
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Sugestões
Clique para ler Jó 3-5
02 de junho LAB 519
NÃO CAIA NA ARMADILHA
JÓ 03-05
Se você está em dia com sua leitura da Bíblia, está acompanhando um verdadeiro drama. Por um lado, é uma leitura gostosa de fazer, já que se trata de um conto curioso. Mas existem pessoas que desanimam a ler esse livro por diversas razões: há diálogos que trazem argumentos longamente repetitivos; pelo fato de que o livro é grande; por, às vezes, achar, enganadamente, que não se trataria de uma história real; e por outros equívocos mais desse tipo. Então, para você não cair nessa armadilha, quero apresentar um ponto de vista do teólogo Gerald Wheeler.
Wheeler comenta que esse livro tem deixado muitos leitores perplexos durante milhares de anos. O problema é que a maioria das pessoas folheia o começo e o fim do livro e faz uma conclusão de que Satanás é o responsável de todos os sofrimentos humanos e pronto. A realidade é que poucos se atrevem a cavar os mistérios mais profundos e a mensagem vital que estão contidos no restante do livro.
Perceba que o livro de Jó não se preocupa tanto em mostrar quem ou o que causa o sofrimento. Uma preocupação maior que essa é mostrar a forma como as pessoas reagem diante da provação. Vemos Jó lutando para entender como é possível que Deus inflija esse tipo de sofrimento para Seus servos fiéis. Os argumentos dos amigos de Jó são a parte mais patética da história, já que se esforçam para “preservar a fé”, mesmo que isso custasse o sacrifício das boas relações de amizade entre eles. De uma maneira geral, observa-se que os amigos de Jó parecem acreditar que Deus recompensa os justos e castiga os maus. E é engraçado que quando o mundo parece não se encaixar no padrão simplório que esses personagens pensam sobre a vida e a defendem, a posição teológica de cada um começa a titubear, mas parecem ficar desesperados para fazer qualquer coisa para conservar a opinião própria deles, mesmo que isso signifique destruir os outros.
É aí que vem o pé de guerra do livro de Jó. De um lado, Jó põe a responsabilidade do mal que está devastando sua vida nas costas de Deus. Os amigos, por outro lado, garantem que ele é um pecador. Aí Jó se ira contra Deus. Diante disso, seus amigos o pressionam, procurando seu “pecado oculto”, a suposta causa do sofrimento dele. Nesse diálogo, o eco que podemos ouvir é o das incompreensões teológicas de todos os tempos que, ironicamente, fazem muitos se desentenderem.
Mas enquanto o pecado e o sofrimento reinam neste mundo, deixe que o livro de Jó fale ao seu coração!
Valdeci Júnior
Fátima Silva