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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Reina Valera (1960)
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1
|Ezequiel 8:1|
En el sexto año, en el mes sexto, a los cinco dÃas del mes, aconteció que estaba yo sentado en mi casa, y los ancianos de Judá estaban sentados delante de mÃ, y allà se posó sobre mà la mano de Jehová el Señor.
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2
|Ezequiel 8:2|
Y miré, y he aquà una figura que parecÃa de hombre; desde sus lomos para abajo, fuego; y desde sus lomos para arriba parecÃa resplandor, el aspecto de bronce refulgente.
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3
|Ezequiel 8:3|
Y aquella figura extendió la mano, y me tomó por las guedejas de mi cabeza; y el EspÃritu me alzó entre el cielo y la tierra, y me llevó en visiones de Dios a Jerusalén, a la entrada de la puerta de adentro que mira hacia el norte, donde estaba la habitación de la imagen del celo, la que provoca a celos.
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4
|Ezequiel 8:4|
Y he aquÃ, allà estaba la gloria del Dios de Israel, como la visión que yo habÃa visto en el campo.
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5
|Ezequiel 8:5|
Y me dijo: Hijo de hombre, alza ahora tus ojos hacia el lado del norte. Y alcé mis ojos hacia el norte, y he aquà al norte, junto a la puerta del altar, aquella imagen del celo en la entrada.
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6
|Ezequiel 8:6|
Me dijo entonces: Hijo de hombre, ¿no ves lo que éstos hacen, las grandes abominaciones que la casa de Israel hace aquà para alejarme de mi santuario? Pero vuélvete aún, y verás abominaciones mayores.
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7
|Ezequiel 8:7|
Y me llevó a la entrada del atrio, y miré, y he aquà en la pared un agujero.
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8
|Ezequiel 8:8|
Y me dijo: Hijo de hombre, cava ahora en la pared. Y cavé en la pared, y he aquà una puerta.
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9
|Ezequiel 8:9|
Me dijo luego: Entra, y ve las malvadas abominaciones que éstos hacen allÃ.
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10
|Ezequiel 8:10|
Entré, pues, y miré; y he aquà toda forma de reptiles y bestias abominables, y todos los Ãdolos de la casa de Israel, que estaban pintados en la pared por todo alrededor.
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva