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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Sagradas Escrituras (1569)
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1
|Ezequiel 20:1|
Y aconteció en el año séptimo, en el mes quinto, a los diez del mes, que vinieron algunos de los ancianos de Israel a consultar al SEÑOR, y se sentaron delante de mÃ.
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2
|Ezequiel 20:2|
Y vino Palabra del SEÑOR a mÃ, diciendo:
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3
|Ezequiel 20:3|
Hijo de hombre, habla a los ancianos de Israel, y diles: Asà dijo el Señor DIOS: ¿A consultarme venÃs vosotros? Vivo yo, que yo no os responderé, dijo el Señor DIOS.
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4
|Ezequiel 20:4|
¿Quieres tú juzgarlos? ¿Los quieres juzgar tú, hijo de hombre? NotifÃcales las abominaciones de sus padres;
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5
|Ezequiel 20:5|
y diles: Asà dijo el Señor DIOS: El dÃa que escogà a Israel, y que alcé mi mano por la simiente de la Casa de Jacob, y que fui conocido de ellos en la tierra de Egipto, cuando alcé mi mano a ellos, diciendo: Yo soy el SEÑOR vuestro Dios;
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6
|Ezequiel 20:6|
aquel dÃa que les alcé mi mano, y juré , que los sacarÃa de la tierra de Egipto a la tierra que les habÃa provisto, que fluye leche y miel, la cual es la más hermosa de todas las tierras;
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7
|Ezequiel 20:7|
entonces les dije: Cada uno eche de sà todo culto de dios fabricado por su carnal parecer, y no os contaminéis con los Ãdolos de Egipto. Yo soy el SEÑOR vuestro Dios.
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8
|Ezequiel 20:8|
Mas ellos se rebelaron contra mÃ, y no quisieron escucharme; no echó de sà cada uno las abominaciones de sus ojos, ni dejaron los Ãdolos de Egipto; y dije que derramarÃa mi ira sobre ellos, para cumplir mi enojo en ellos en medio de la tierra de Egipto.
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9
|Ezequiel 20:9|
Con todo, obré a causa de mi Nombre, para que no se infamase en los ojos de los gentiles en medio de los cuales estaban, en cuyos ojos fui conocido de ellos, para sacarlos de tierra de Egipto.
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10
|Ezequiel 20:10|
Los saqué pues de la tierra de Egipto, y los traje al desierto;
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva