- 
			
				- 
									 Sagradas Escrituras (1569) Sagradas Escrituras (1569)
- 
									  
 - 
									
									1
									 
									 
									|Neemias 6:1|
									Y fue que habiendo oído Sanbalat, y Tobías, y Gesem el árabe, y los demás de  nuestros enemigos, que había yo  edificado el muro, y que en él no quedaba portillo (aunque hasta aquel tiempo no había puesto  puertas en las portadas),
									
     
 - 
									
									2
									 
									 
									|Neemias 6:2|
									Sanbalat y Gesem enviaron a decirme: Ven, y pactaremos juntos en alguna de  las aldeas en el campo de Ono. Mas ellos habían pensado hacerme mal.
									
     
 - 
									
									3
									 
									 
									|Neemias 6:3|
									Y les envié mensajeros, diciendo: Yo  hago una gran obra, y no puedo ir; porque cesaría la obra, dejándola yo para ir a vosotros.
									
     
 - 
									
									4
									 
									 
									|Neemias 6:4|
									Cuatro veces me enviaron mensajes  sobre el mismo asunto por cuatro veces, y yo les respondí de la misma manera.
									
     
 - 
									
									5
									 
									 
									|Neemias 6:5|
									Entonces  Sanbalat me envió a su criado para decir lo mismo por quinta vez, con una carta abierta en su mano,
									
     
 - 
									
									6
									 
									 
									|Neemias 6:6|
									en la cual estaba escrito: Se ha oído entre los gentiles, y Gesem lo  dice, que tú y los judíos pensáis rebelaros; y que por eso edificas tú el muro, con la mira , según estas palabras, de ser tú su rey;
									
     
 - 
									
									7
									 
									 
									|Neemias 6:7|
									y que has puesto profetas que prediquen de ti en Jerusalén, diciendo: ¡Rey en Judá! Y ahora serán oídas del rey las tales palabras; ven, por tanto, y consultemos juntos.
									
     
 - 
									
									8
									 
									 
									|Neemias 6:8|
									Entonces envié yo a decirle: No hay tal cosa como dices, sino que de tu corazón tú lo inventas.
									
     
 - 
									
									9
									 
									 
									|Neemias 6:9|
									Porque todos ellos nos ponían miedo, diciendo: Se debilitarán las manos de ellos en la obra, y no será hecha. Esfuerza pues mis manos, oh Dios .
									
     
 - 
									
									10
									 
									 
									|Neemias 6:10|
									Vine luego en secreto a casa de Semaías hijo de Delaía, hijo de Mehetabel, porque él estaba encerrado; el cual me dijo: Juntémonos en la casa de Dios dentro del templo, y cerremos las puertas del templo, porque vienen para  matarte; sí, esta noche vendrán a matarte.
									
     
 
- 
									
- 
				- Sugestões 
 

Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva