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      25 de julho LAB 572

      PAPO-CABEÇA
      Isaías 08-10

      Estou lendo “Uma História do Pensamento Cristão - Do início até o Concílio de Calcedônia”. Neste livro, Justo Gonzáles vai narrando fatos que aconteceram com os homens dos primeiros séculos da era cristã, colocando citações de seus escritos e argumentando, de maneira que você termina sendo realmente induzido a imaginar o que supostamente se passava na cabeça daqueles cristãos do começo da era do cristianismo. Bate-papo legal é aquele cuja pauta não se prende a falar apenas de fatos ou pessoas, mas, pelo contrário, sobre o nível para o campo das idéias. A maioria das pessoas conversa, conversa, conversa... E a conversa não sai desse nível: falar de outras pessoas. Representa a pobreza de uma conversa vazia, onde, geralmente, os interlocutores não têm conteúdo. Quando surge uma discussão, as pessoas que são viciadas nesse tipo de conversa, por não saber defender idéias, só conseguem fazer críticas “ad hominem”, isto é, atacam as pessoas. E não conseguir separar idéia pra um lado e pessoa para o outro, é desastroso.
      Mas subindo o nível um pouquinho, existe a conversa que fala sobre fatos: aconteceu isto, aconteceu aquilo, vai acontecer aquilo outro... Trata-se de uma prosopopéia um pouco menos pobre.
      Acima disso estão os papos-cabeça, que conseguem enxergar além das pessoas e dos fatos, e ver os valores, princípios, conceitos, idéias, argumentos, razões e as coisas mais sublimes que o pensamento humano pode produzir. Hoje eu lhe desafio a fazer uma apreciação do texto de leitura bíblica. É claro que Isaías cita pessoas e fatos. Mas, que significado havia por trás destes? Todavia, tente, ao ler Isaías 08 a 10, mixar a lógica com a sensibilidade. E experimente ver que grandes coisas podem sair de um mesmo texto!
      Exemplos:
      a) Isaías 8:20 – Aqui você encontra o conceito (segundo os critérios descritos neste versículos) de que a grande depositária da verdade é a Igreja. Isso não é o que está diretamente escrito, mas é uma mensagem que está ali no verso, e que não pode ser negada.
      b)Isaías 8:19-20 – Apesar de não ver nestas linhas a palavra “espiritismo”, numa leitura mais atentiva você vai perceber claramente que a atual religiosidade espírita é espúria para Deus.
      c) Isaías 9:6-7 – Apesar de que a palavra “Jesus” só apareça no Novo Testamento, com um olhar além das linhas e letras você vê, claramente, as predições concernentes acerca de um Salvador que viria.
      d) Isaías...
      Da letra “d” em diante é contigo. De uma coisa eu sei, meu amigo, existem muitas outras lições a ser tiradas destes três capítulos propostos para hoje. Peça a Deus, que lhe ensine a disciplina que está além da simples grafia.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Bibla Shqiptare

      • Capítulo 3
      • 1     |2 Coríntios 3:1| A fillojmë përsëri të rekomandojmë veten tonë? Apo mos kemi nevojë, si disa, për letra rekomandimi për ju ose për rekomandime nga ana juaj?
                   
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      • 2     |2 Coríntios 3:2| Ju jeni letra jonë, e shkruar në zemrat tona, e njohur dhe e lexuar nga të gjithë njerëzit,
                   
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      • 3     |2 Coríntios 3:3| duke qenë manifestuar se jeni një letër e Krishtit, e hartuar me anë të shërbesës sonë, dhe e shkruar jo me bojë, por me Frymën e Perëndisë së gjallë, dhe jo mbi rrasa guri, por mbi rrasa të një zemre mishi.
                   
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      • 4     |2 Coríntios 3:4| Dhe këtë besim ne e kemi në Perëndinë me anë të Krishtit;
                   
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      • 5     |2 Coríntios 3:5| jo se jemi të aftë prej vetiu të kuptojmë ndonjë gjë sikur vjen nga vetja jonë, por aftësia jonë vjen nga Perëndia,
                   
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      • 6     |2 Coríntios 3:6| i cili na bëri të aftë të jemi shërbëtorë të besëlidhjes së re, jo të shkronjës, por të Frymës, sepse shkronja vret, por Fryma jep jetë.
                   
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      • 7     |2 Coríntios 3:7| Dhe, në qoftë se shërbimi i vdekjes, që ishte gdhendur me shkronja mbi gurë, qe i lavdishëm aq sa bijtë e Izraelit nuk mund të vështronin me sy fytyrën e Moisiut, për shkak të lavdisë së pamjes së tij, që duhet të anullohej,
                   
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      • 8     |2 Coríntios 3:8| sa më i lavdishëm do të jetë shërbimi i Frymës?
                   
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      • 9     |2 Coríntios 3:9| Sepse, nëse shërbimi i dënimit qe rrethuar me lavdi, shumë më tepër do të teprojë në lavdi shërbimi i drejtësisë.
                   
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      • 10     |2 Coríntios 3:10| Sepse ç´ka është lavdëruar nuk është lavdëruar nga kjo pikëpamje, për shkak të asaj lavdie që e kapërcen çdo masë.
                   
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