-
Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
-
Reina Valera (1909)
-
-
1
|2 Crônicas 23:1|
MAS el séptimo año se animó Joiada, y tomó consigo en alianza á los centuriones, AzarÃas hijo de Jeroam, y á Ismael hijo de Johanán, y á AzarÃas hijo de Obed, y á MaasÃas hijo de AdaÃas, y á Elisaphat hijo de Zichri;
-
2
|2 Crônicas 23:2|
Los cuales rodeando por Judá, juntaron los Levitas de todas las ciudades de Judá, y á los prÃncipes de las familias de Israel, y vinieron á Jerusalem.
-
3
|2 Crônicas 23:3|
Y toda la multitud hizo alianza con el rey en la casa de Dios. Y él les dijo: He aquà el hijo del rey, el cual reinará, como Jehová lo tiene dicho de los hijos de David.
-
4
|2 Crônicas 23:4|
Lo que habéis de hacer es: la tercera parte de vosotros, los que entran de semana, estarán de porteros con los sacerdotes y los Levitas;
-
5
|2 Crônicas 23:5|
Y la tercera parte, á la casa del rey; y la tercera parte, á la puerta del fundamento: y todo el pueblo estará en los patios de la casa de Jehová.
-
6
|2 Crônicas 23:6|
Y ninguno entre en la casa de Jehová, sino los sacerdotes y Levitas que sirven: éstos entrarán, porque están consagrados; y todo el pueblo hará la guardia de Jehová.
-
7
|2 Crônicas 23:7|
Y los Levitas rodearán al rey por todas partes, y cada uno tendrá sus armas en la mano; y cualquiera que entrare en la casa, muera: y estaréis con el rey cuando entrare, y cuando saliere.
-
8
|2 Crônicas 23:8|
Y los Levitas y todo Judá lo hicieron todo como lo habÃa mandado el sacerdote Joiada: y tomó cada uno los suyos, los que entraban de semana, y los que salÃan el sábado: porque el sacerdote Joiada no dió licencia á las compañÃas.
-
9
|2 Crônicas 23:9|
Dió también el sacerdote Joiada á los centuriones las lanzas, paveses y escudos que habÃan sido del rey David, que estaban en la casa de Dios;
-
10
|2 Crônicas 23:10|
Y puso en orden á todo el pueblo, teniendo cada uno su espada en la mano, desde el rincón derecho del templo hasta el izquierdo, hacia el altar y la casa, en derredor del rey por todas partes.
-
-
Sugestões
Clique para ler Jeremias 42-44
23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva