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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Sagradas Escrituras (1569)
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1
|IsaÃas 37:1|
Aconteció, pues, que el rey EzequÃas, al oÃr esto, rasgó sus vestidos, y cubierto de cilicio vino a la Casa del SEÑOR.
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2
|IsaÃas 37:2|
Y envió a Eliacim mayordomo, y a Sebna escriba, y a los Ancianos de los Sacerdotes, cubiertos de cilicio, a IsaÃas profeta, hijo de Amoz.
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3
|IsaÃas 37:3|
Los cuales le dijeron: EzequÃas dice asÃ: DÃa de angustia, de reprensión y de blasfemia, es este dÃa; porque los hijos han llegado hasta la rotura del agua , y no hay fuerza en la que da a luz.
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4
|IsaÃas 37:4|
Quizá oirá el SEÑOR tu Dios las palabras de Rabsaces, al cual envió el rey de Asiria su señor a blasfemar al Dios vivo, y a reprender con las palabras, que oyó el SEÑOR tu Dios; alza pues, oración tú por el remanente que aún ha quedado.
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5
|IsaÃas 37:5|
Vinieron, pues, los siervos de EzequÃas a IsaÃas.
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6
|IsaÃas 37:6|
Y les dijo IsaÃas: Diréis asà a vuestro Señor: Asà dice el SEÑOR: No temas por las palabras, que has oÃdo, con las cuales me han blasfemado los siervos del rey de Asiria.
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7
|IsaÃas 37:7|
He aquÃ, que yo doy en él un espÃritu, y oirá un rumor, y se volverá a su tierra; y yo haré, que en su tierra caiga a espada.
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8
|IsaÃas 37:8|
Vuelto pues Rabsaces halló al rey de Asiria, que combatÃa contra Libna; porque ya habÃa oÃdo que se habÃa apartado de Laquis.
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9
|IsaÃas 37:9|
Mas oyendo decir de Tirhaca rey de EtiopÃa: He aquà que ha salido para hacerte guerra; al oÃrlo, envió mensajeros a EzequÃas, diciendo:
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10
|IsaÃas 37:10|
Diréis asà a EzequÃas rey de Judá: No te engañe tu Dios, en quien tú confÃas, diciendo: Jerusalén no será entregada en mano del rey de Asiria.
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva