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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Sagradas Escrituras (1569)
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1
|IsaÃas 38:1|
En aquellos dÃas cayó EzequÃas enfermo para morir; y vino a él IsaÃas Profeta, hijo de Amoz, y le dijo: El SEÑOR dice asÃ: Ordena tu casa, porque tú morirás, y no vivirás.
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2
|IsaÃas 38:2|
Entonces volvió EzequÃas su rostro a la pared, e hizo oración al SEÑOR.
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3
|IsaÃas 38:3|
Y dijo: Oh SEÑOR, te ruego te acuerdes ahora que he andado delante de ti en verdad y con Ãntegro corazón; y que he hecho lo que ha sido agradable delante de tus ojos. Y lloró EzequÃas con gran lloro.
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4
|IsaÃas 38:4|
Entonces vino palabra del SEÑOR a IsaÃas, diciendo:
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5
|IsaÃas 38:5|
Ve, y di a EzequÃas: El SEÑOR Dios de David tu padre dice asÃ: Tu oración he oÃdo, y tus lágrimas he visto; he aquà que yo añado a tus dÃas quince años.
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6
|IsaÃas 38:6|
Y te libraré, y a esta ciudad, de mano del rey de Asiria; y a esta ciudad ampararé.
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7
|IsaÃas 38:7|
Y esto te será señal de parte del SEÑOR, que el SEÑOR hará esto, que ha dicho:
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8
|IsaÃas 38:8|
He aquÃ, que yo vuelvo atrás la sombra de los grados, que ha descendido en el reloj de Acaz por el Sol, diez grados. Y el Sol fue tornado diez grados atrás, por los cuales habÃa ya descendido.
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9
|IsaÃas 38:9|
Escritura de EzequÃas rey de Judá, de cuando enfermó y sanó de su enfermedad.
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10
|IsaÃas 38:10|
Yo dije: En el cortamiento de mis dÃas iré a las puertas de la sepultura, privado soy del resto de mis años.
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva