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      12 de agosto LAB 590

      TENTATIVAS
      Jeremias 07-09

      Gente que fica em cima do muro. Gente que nem é nem deixa de ser. Crente que não tem coragem de largar a igreja, mas também não tem a coragem de deixar de amar o mundo. Conhece pessoas assim? Você sabia que essas pessoas são as mais infelizes do mundo? Porque elas perdem os dois lados da moeda: a oportunidade de curtir os prazeres que o pecado oferece, numa curta e infernal vida, e também a oportunidade de viver eternamente com Deus.
      O indivíduo que abre mão de todas as coisas que não são aprovadas pelos princípios bíblicos, apesar de gostar muito de tais coisas, mas por amar, integral e incondicionalmente a Jesus, será recompensado. Viverá eternamente com Deus, curtindo infinitos prazeres. Por outro lado, a pessoa que é honesta o suficiente para admitir a própria insanidade de que esse negócio de Deus e vida eterna não são com ela, perderá o Céu, mas ele viverá a vidinha curta dos prazeres doloridos deste mundo aqui.
      Contudo, a pessoa que se engana não praticando as coisas erradas desse mundo, mas guardando-as no coração, é um tipo de pessoa muito tola. E o pior: você e eu corremos esse risco. É exatamente entre o povo de Deus que acontece a síndrome do povo do tempo de Jeremias. Aquele profeta presenciou, muito de perto, tal hipocrisia que acontecia na vida dos seus irmãos, conterrâneos, amigos, pastores, etc. A síndrome da inutilidade da falsa religião era desencadeada de um apego falso ao pensamento de que o templo poderia proteger do comportamento iníquo (Jeremias 7). “Igreja não salva ninguém” é um jargão que deve ser considerado. Só por ter nascido em uma família ortodoxa e ser cadastrado como um membro regular de uma igreja, você acha que será salvo? Ter cargos na igreja pode salvar alguém? Quem carrega consigo essas falsas convicções já está perdido.
      O único que pode salvar é Aquele que entra em cenário em Jeremias 7-9. Ele faz de tudo para despertar o povo da sonolência mortífera quanto ao verdadeiro significado da vida religiosa. Deus é capaz de fazer de tudo o possível (e até muitas coisas impossíveis) para salvar-lhe. E nisso entra também a disciplina. O vale da matança (cáp. 7) pode ser ilustrado com uma caixa de batatas da qual você lança fora as podres a fim de ainda salvar as que estão boas. Os castigos do capítulo oito representam as atitudes de um pai que quer moldar o caráter de um filho, fazendo parte, também, do processo educacional. Escute-lhe o suspiro: “Vejam, sou eu que vou refiná-los e prová-los. Que mais posso eu fazer pelo meu povo?”


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Young's Literal Translation

      • Capítulo 9
      • 1     |João 9:1| And passing by, he saw a man blind from birth,
                   
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      • 2     |João 9:2| and his disciples asked him, saying, `Rabbi, who did sin, this one or his parents, that he should be born blind?`
                   
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      • 3     |João 9:3| Jesus answered, `Neither did this one sin nor his parents, but that the works of God may be manifested in him;
                   
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      • 4     |João 9:4| it behoveth me to be working the works of Him who sent me while it is day; night doth come, when no one is able to work: --
                   
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      • 5     |João 9:5| when I am in the world, I am a light of the world.`
                   
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      • 6     |João 9:6| These things saying, he spat on the ground, and made clay of the spittle, and rubbed the clay on the eyes of the blind man, and said to him,
                   
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      • 7     |João 9:7| `Go away, wash at the pool of Siloam,` which is, interpreted, Sent. He went away, therefore, and did wash, and came seeing;
                   
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      • 8     |João 9:8| the neighbours, therefore, and those seeing him before, that he was blind, said, `Is not this he who is sitting and begging?`
                   
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      • 9     |João 9:9| others said -- `This is he;` and others -- `He is like to him;` he himself said, -- `I am [he].`
                   
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      • 10     |João 9:10| They said, therefore, to him, `How were thine eyes opened?`
                   
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