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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
64-
Young's Literal Translation
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1
|Salmos 64:1|
To the Overseer. -- A Psalm of David. Hear, O God, my voice, in my meditation, From the fear of an enemy Thou keepest my life,
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2
|Salmos 64:2|
Hidest me from the secret counsel of evil doers, From the tumult of workers of iniquity.
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3
|Salmos 64:3|
Who sharpened as a sword their tongue, They directed their arrow -- a bitter word.
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4
|Salmos 64:4|
To shoot in secret places the perfect, Suddenly they shoot him, and fear not.
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5
|Salmos 64:5|
They strengthen for themselves an evil thing, They recount of the hiding of snares, They have said, `Who doth look at it?`
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6
|Salmos 64:6|
They search out perverse things, `We perfected a searching search,` And the inward part of man, and the heart [are] deep.
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7
|Salmos 64:7|
And God doth shoot them [with] an arrow, Sudden have been their wounds,
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8
|Salmos 64:8|
And they cause him to stumble, Against them [is] their own tongue, Every looker on them fleeth away.
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9
|Salmos 64:9|
And all men fear, and declare the work of God, And His deed they have considered wisely.
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10
|Salmos 64:10|
The righteous doth rejoice in Jehovah, And hath trusted in Him, And boast themselves do all the upright of heart!
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Sugestões
Clique para ler Jó 3-5
02 de junho LAB 519
NÃO CAIA NA ARMADILHA
JÓ 03-05
Se você está em dia com sua leitura da Bíblia, está acompanhando um verdadeiro drama. Por um lado, é uma leitura gostosa de fazer, já que se trata de um conto curioso. Mas existem pessoas que desanimam a ler esse livro por diversas razões: há diálogos que trazem argumentos longamente repetitivos; pelo fato de que o livro é grande; por, às vezes, achar, enganadamente, que não se trataria de uma história real; e por outros equívocos mais desse tipo. Então, para você não cair nessa armadilha, quero apresentar um ponto de vista do teólogo Gerald Wheeler.
Wheeler comenta que esse livro tem deixado muitos leitores perplexos durante milhares de anos. O problema é que a maioria das pessoas folheia o começo e o fim do livro e faz uma conclusão de que Satanás é o responsável de todos os sofrimentos humanos e pronto. A realidade é que poucos se atrevem a cavar os mistérios mais profundos e a mensagem vital que estão contidos no restante do livro.
Perceba que o livro de Jó não se preocupa tanto em mostrar quem ou o que causa o sofrimento. Uma preocupação maior que essa é mostrar a forma como as pessoas reagem diante da provação. Vemos Jó lutando para entender como é possível que Deus inflija esse tipo de sofrimento para Seus servos fiéis. Os argumentos dos amigos de Jó são a parte mais patética da história, já que se esforçam para “preservar a fé”, mesmo que isso custasse o sacrifício das boas relações de amizade entre eles. De uma maneira geral, observa-se que os amigos de Jó parecem acreditar que Deus recompensa os justos e castiga os maus. E é engraçado que quando o mundo parece não se encaixar no padrão simplório que esses personagens pensam sobre a vida e a defendem, a posição teológica de cada um começa a titubear, mas parecem ficar desesperados para fazer qualquer coisa para conservar a opinião própria deles, mesmo que isso signifique destruir os outros.
É aí que vem o pé de guerra do livro de Jó. De um lado, Jó põe a responsabilidade do mal que está devastando sua vida nas costas de Deus. Os amigos, por outro lado, garantem que ele é um pecador. Aí Jó se ira contra Deus. Diante disso, seus amigos o pressionam, procurando seu “pecado oculto”, a suposta causa do sofrimento dele. Nesse diálogo, o eco que podemos ouvir é o das incompreensões teológicas de todos os tempos que, ironicamente, fazem muitos se desentenderem.
Mas enquanto o pecado e o sofrimento reinam neste mundo, deixe que o livro de Jó fale ao seu coração!
Valdeci Júnior
Fátima Silva