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 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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									 Young's Literal Translation Young's Literal Translation
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									1
									 
									 
									|Zacarías 1:1|
									In the eighth month, in the second year of Darius, hath a  word of Jehovah been unto Zechariah, son of Berechiah, son of  Iddo, the prophet, saying:
									
     
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									2
									 
									 
									|Zacarías 1:2|
									`Jehovah was wroth against your fathers -- wrath!
									
     
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									3
									 
									 
									|Zacarías 1:3|
									And thou hast said unto them, Thus said Jehovah of Hosts,  turn back unto Me, An affirmation of Jehovah of Hosts, And I  turn back unto you, said Jehovah of Hosts.
									
     
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									4
									 
									 
									|Zacarías 1:4|
									Ye shall not be as your fathers, To whom the former prophets  called, saying: Thus said Jehovah of Hosts, Turn back I pray  you, From your evil ways and from your evil doings, And they  did not hearken, Nor attend to Me -- an affirmation of Jehovah.
									
     
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									5
									 
									 
									|Zacarías 1:5|
									Your fathers -- where [are] they? And the prophets -- to the  age do they live?
									
     
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									6
									 
									 
									|Zacarías 1:6|
									Only, My words, and My statutes, That I commanded My  servants the prophets, Have they not overtaken your fathers,  And they turn back and say: As Jehovah of Hosts designed to do  to us, According to our ways, and according to our doings, So  He hath done to us?`
									
     
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									7
									 
									 
									|Zacarías 1:7|
									On the twenty and fourth day of the eleventh month, (it [is]  the month of Sebat,) in the second year of Darius, hath a word  of Jehovah been unto Zechariah, son of Berechiah, son of Iddo,  the prophet, saying:
									
     
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									8
									 
									 
									|Zacarías 1:8|
									I have seen by night, and lo, one riding on a red horse, and  he is standing between the myrtles that [are] in the shade, and  behind him [are] horses, red, bay, and white.
									
     
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									9
									 
									 
									|Zacarías 1:9|
									And I say, `What [are] these, my lord?` And the messenger  who is speaking with me saith unto me, `I -- I do shew thee  what these [are].`
									
     
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									10
									 
									 
									|Zacarías 1:10|
									And the one who is standing between the myrtles doth answer  and say, `These [are] they whom Jehovah hath sent to walk up  and down in the land.`
									
     
 
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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva