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 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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									 Biblia Dios Habla Hoy Biblia Dios Habla Hoy
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									1
									 
									 
									|Provérbios 30:1|
									Dichos de Agur, hijo de Jaqué de Masá. Agur habló a Itiel y a Ucal de la siguiente manera:									
     
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									2
									 
									 
									|Provérbios 30:2|
									Soy el más estúpido de los hombres, 
 no hay en mí entendimiento humano.
     
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									3
									 
									 
									|Provérbios 30:3|
									No he adquirido sabiduría, 
 ni sé nada acerca del Santísimo.
     
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									4
									 
									 
									|Provérbios 30:4|
									¿Quién ha subido y bajado del cielo? 
 ¿Quién puede contener el viento en su puño?
 ¿Quién envuelve al mar en su capa?
 ¿Quién estableció los límites de la tierra?
 ¡No me digas que sabes su nombre,
 y aun el nombre de su hijo!
     
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									5
									 
									 
									|Provérbios 30:5|
									El Señor protege a los que en él confían; 
 todas sus promesas son dignas de confianza.
     
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									6
									 
									 
									|Provérbios 30:6|
									No añadas nada a lo que él diga; 
 de lo contrario, te puede reprender
 y te hará quedar como mentiroso.
     
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									7
									 
									 
									|Provérbios 30:7|
									Sólo dos cosas te he pedido, oh Dios; 
 concédemelas antes de que muera:
     
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									8
									 
									 
									|Provérbios 30:8|
									aleja de mí la falsedad y la mentira, 
 y no me hagas rico ni pobre;
 dame sólo el pan necesario,
     
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									9
									 
									 
									|Provérbios 30:9|
									porque si me sobra, podría renegar de ti 
 y decir que no te conozco;
 y si me falta, podría robar
 y ofender así tu divino nombre.
     
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									10
									 
									 
									|Provérbios 30:10|
									No hables mal del esclavo delante de su amo, 
 pues te puede maldecir y sufrirás las consecuencias.
     
 
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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva