-
Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
-
Español Moderno -
-
1
|Ezequiel 42:1|
Luego me sacó fuera al atrio, hacia el norte, y me llevó a la cámara que estaba frente al área reservada, enfrente del edificio, hacia el norte.
-
2
|Ezequiel 42:2|
Su largo, en el frente de la puerta del norte, era de 100 codos y su ancho de 50 codos.
-
3
|Ezequiel 42:3|
Frente al espacio de 20 codos que habÃa en el atrio interior y frente al enlosado que habÃa en el atrio exterior habÃa unos pasillos, uno frente al otro, en los tres pisos.
-
4
|Ezequiel 42:4|
Delante de las cámaras, hacia la parte de adentro, habÃa un corredor de 10 codos de ancho y de 100 de largo; y sus puertas daban hacia el norte.
-
5
|Ezequiel 42:5|
Las cámaras de más arriba eran más estrechas, porque los pasillos les restaban espacio, más que a las bajas y a las intermedias del edificio.
-
6
|Ezequiel 42:6|
Como estaban dispuestas en tres pisos y no tenÃan columnas como las columnas de los atrios, por eso eran más angostas que las inferiores y las intermedias.
-
7
|Ezequiel 42:7|
El muro que estaba afuera, enfrente de las cámaras, hacia el atrio exterior y delante de las cámaras, tenÃa 50 codos de largo.
-
8
|Ezequiel 42:8|
Porque el largo de las cámaras del atrio exterior era de 50 codos, y delante de la fachada del templo habÃa 100 codos.
-
9
|Ezequiel 42:9|
Y debajo de estas cámaras estaba la entrada del lado oriental, para quien entra desde el atrio exterior.
-
10
|Ezequiel 42:10|
A lo largo del muro del atrio, hacia el sur, frente al área reservada y delante del edificio, también habÃa cámaras.
-
-
Sugestões

Clique para ler 1 CorÃntios 11-13
23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva