-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Nova Versão Internacional
-
-
1
|2 Reis 23:1|
Depois disso, o rei convocou todas as autoridades de Judá e de Jerusalém.
-
2
|2 Reis 23:2|
"Em seguida o rei subiu ao templo do Senhor acompanhado por todos os homens de Judá, todo o povo de Jerusalém, os sacerdotes e os profetas; todo o povo, dos mais simples aos mais importantes. Para todos o rei leu em alta voz todas as palavras do Livro da Aliança que havia sido encontrado no templo do Senhor ."
-
3
|2 Reis 23:3|
O rei colocou-se junto à coluna real e, na presença do Senhor , fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e a obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, aos seus preceitos e aos seus decretos, confirmando assim as palavras da aliança escritas naquele livro. Então todo o povo se comprometeu com a aliança.
-
4
|2 Reis 23:4|
O rei deu ordens ao sumo sacerdote Hilquias, aos sacerdotes auxiliares e aos guardas das portas que retirassem do templo do Senhor todos os utensílios feitos para Baal e Aserá e para todos os exércitos celestes. Ele os queimou fora de Jerusalém, nos campos do vale de Cedrom e levou as cinzas para Betel.
-
5
|2 Reis 23:5|
E eliminou os sacerdotes pagãos nomeados pelos reis de Judá para queimarem incenso nos altares idólatras das cidades de Judá e dos arredores de Jerusalém, aqueles que queimavam incenso a Baal, ao sol e à lua, às constelações e a todos os exércitos celestes.
-
6
|2 Reis 23:6|
Também mandou levar o poste sagrado do templo do Senhor para o vale de Cedrom, fora de Jerusalém, para ser queimado e reduzido a cinzas, que foram espalhadas sobre os túmulos de um cemitério público.
-
7
|2 Reis 23:7|
Também derrubou as acomodações dos prostitutos cultuais, que ficavam no templo do Senhor , onde as mulheres teciam para Aserá.
-
8
|2 Reis 23:8|
Josias trouxe todos os sacerdotes das cidades de Judá e, desde Geba até Berseba, profanou os altares onde os sacerdotes haviam queimado incenso. Derrubou os altares idólatras junto às portas, inclusive o altar da entrada da porta de Josué, o governador da cidade, que fica à esquerda da porta da cidade.
-
9
|2 Reis 23:9|
Embora os sacerdotes dos altares não servissem no altar do Senhor em Jerusalém, comiam pães sem fermento junto com os sacerdotes, seus colegas.
-
10
|2 Reis 23:10|
Também profanou Tofete, que ficava no vale de Ben-Hinom, de modo que ninguém mais pudesse usá-lo para sacrificar seu filho ou sua filha a Moloque.
-
-
Sugestões
Clique para ler Deuteronômio 14-17
29 de fevereiro LAB 060
ESPECIAL - MESTRE DEUS
Deuteronômio (Especial)
Hoje, 29 de fevereiro, é um dia especial. Afinal de contas, não é todo ano que tem 29 de fevereiro, certo? Então, minha proposta é para que você faça uma leitura bíblica especial, dando uma revisada no que você já estudou até aqui, no livro de Deuteronômio, já que a leitura de ontem continua amanhã.
Estou sugerindo isso porque o livro de Deuteronômio é muito especial. Tanto é, que quando Philip Yancey - o maior autor evangélico que atualmente está escrevendo, na minha opinião -, foi escrever um livro sobre o Antigo Testamento, intitulado A Bíblia que Jesus Lia, ele escolheu quatro livros dos 39 para comentar esses livros que representariam os outros do Antigo Testamento. Um dos quatro livros que Philip escolheu foi Deuteronômio. Isso mesmo! Deuteronômio.
Dentre outras coisas, esse é um livro de ensinos. Nele, vemos Moisés fazendo aquele discurso agridoce para o povo, a prática intensiva da sistemática de ensino-aprendizagem. Percebemos o grande líder aplicando vários métodos de ensino e, também, ensinando ao povo várias dicas de didática.
Pensando nesse livro especial, com o que ele tem de especial, que é um verdadeiro sistema educacional, lembrei, também, de uma matéria especial que saiu na revista Veja.
No dia 12 de setembro de 2007, saiu uma matéria de três páginas, falando sobre os colégios adventistas e o bom ensino que eles oferecem. No lead da matéria, diz assim: “As escolas adventistas aparecem entre as melhores do país”. Isso aqui não é propaganda. É uma matéria jornalística da revista Veja, que chama essa rede de escolas de fenômeno, com alta capacidade de ensino, satisfazendo as exigências do MEC, tratando bem seus clientes, colocando os seus alunos nas universidades e crescendo 37%, ultrapassando os 130.000 alunos, só no Brasil. É uma educação especial? Um sistema educacional especial? É. Mas, aqui, cabe uma pergunta básica: a que se deve esse sucesso da rede educacional adventista? A resposta está no próprio título dessa matéria: “Graças a Deus – E não a Darwin”, que, ironicamente, foi atribuído por essa rede de escolas ser criacionista.
Mas, é realmente, graças a Deus e não a Darwin ou qualquer outra teoria meramente humana, que o que é bom pode ser ensinado com sucesso. E se você observar a pedagogia de Moisés, no livro de Deuteronômio e comparar com a filosofia dessa atual rede cristã de escolas adventistas do século XXI, encontrará esse segredo especial, que torna o ensino e o aprendizado, especiais. O Senhor é o Mestre dos mestres, e o livro mais importante dessa rede de escolas é a Palavra dEle.
Aprenda dela, você também, e viva os seus ensinos!
Valdeci Júnior
Fátima Silva