-
Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
-
Nueva Versión Internacional
-
-
1
|Jeremias 40:1|
La palabra del SEÑOR vino a JeremÃas después de que Nabuzaradán, el comandante de la guardia, lo habÃa dejado libre en Ramá. Allà lo habÃa encontrado Nabuzaradán preso y encadenado, entre todos los cautivos de Judá y Jerusalén que eran deportados a Babilonia.
-
2
|Jeremias 40:2|
El comandante de la guardia tomó aparte a JeremÃas, y le dijo: «El SEÑOR tu Dios decretó esta calamidad para este lugar,
-
3
|Jeremias 40:3|
y ahora el SEÑOR ha cumplido sus amenazas. Todo esto les ha pasado porque pecaron contra el SEÑOR y desobedecieron su voz.
-
4
|Jeremias 40:4|
No obstante, hoy te libero de las cadenas que te sujetan las manos. Si quieres venir conmigo a Babilonia, ven, que yo te cuidaré. Pero, si no quieres, no lo hagas. Mira, tienes ante tus ojos toda la tierra: ve adonde más te convenga».
-
5
|Jeremias 40:5|
Como JeremÃas no se decidÃa, Nabuzaradán añadió: «Vuelve junto a GuedalÃas hijo de Ajicán, nieto de Safán, a quien el rey de Babilonia ha nombrado gobernador de las ciudades de Judá, y vive con él y con tu pueblo, o ve adonde más te convenga». Luego el comandante de la guardia le dio provisiones y un regalo, y lo dejó en libertad.
-
6
|Jeremias 40:6|
JeremÃas se fue entonces junto a GuedalÃas hijo de Ajicán, en Mizpa, y se quedó con él, en medio del pueblo que habÃa permanecido en el paÃs.
-
7
|Jeremias 40:7|
Cuando todos los jefes y soldados del ejército que estaban en el campo se enteraron de que el rey de Babilonia habÃa puesto a GuedalÃas hijo de Ajicán como gobernador del paÃs, y de que le habÃa confiado el cuidado de hombres, mujeres y niños, asà como de los más pobres del paÃs que no habÃan sido deportados a Babilonia,
-
8
|Jeremias 40:8|
fueron a Mizpa para presentarse ante GuedalÃas. Entre ellos estaban: Ismael hijo de NetanÃas, Johanán y Jonatán hijos de Carea, SeraÃas hijo de Tanjumet, los hijos de Efay de Netofa, y JezanÃas, hijo de un hombre de Macá, y sus hombres.
-
9
|Jeremias 40:9|
GuedalÃas hijo de Ajicán, nieto de Safán, les hizo este juramento a ellos y a sus tropas: «No teman a los babilonios. Si ustedes se quedan en el paÃs y sirven al rey de Babilonia, les aseguro que les irá bien.
-
10
|Jeremias 40:10|
Yo me quedaré en Mizpa, para representarlos ante los babilonios que vengan hasta acá. Pero ustedes, comiencen a almacenar en recipientes vino, frutos de verano y aceite, y vivan en las ciudades que han ocupado».
-
-
Sugestões
Clique para ler Números 28-30
21 de fevereiro LAB 418
EM VIGOR
Números 28-30
A leitura de hoje trata do mesmo assunto do inÃcio ao fim: as ofertas. Naquele tempo, o tipo de ofertas era bem diferente, mas é importante entendermos os princÃpios que estão por trás do ato de ofertar atualmente.
A palavra oferta é traduzida como o ato de trazer alguma coisa como oferenda ao Senhor. Nos tempos bÃblicos existiam dois tipos de ofertas:
1º) Ofertas prescritas por lei – eram aquelas que os judeus traziam regularmente para o Senhor, tais como a oferta do holocausto, de manjares, oferta pacÃfica, pelo pecado e pela culpa. É claro que a prática delas não está ordenada para nós, cristãos, no sentido da apresentação literal delas. Mas o significado espiritual ainda é válido, porque quando ofertamos ao Senhor, fazemos isso na convicção de que todas essas bênçãos, que são a paz, comunhão com Deus, ausência de sentimento de culpa, purificação e vida abundante, são realidades presentes em nossas vidas. E é aà que se encaixa o outro tipo de ofertas.
2º) Ofertas voluntárias – eram apresentadas como uma expressão de gratidão a Deus. O povo era convidado a ofertar voluntariamente. Quando se empenharam na construção do tabernáculo no Monte Sinai, trouxeram liberalmente as ofertas com todos os materiais necessários para aquela obra. O povo contribuiu com tanta abundância, que Moisés chegou a pedir que parassem de trazê-las. Em uma reforma espiritual e religiosa promovida pelo sumo sacerdote Joiada, o povo ofertou para custear os reparos que precisavam ser feitos no templo. Todos contribuÃram generosamente, semelhante ao que aconteceu no reinado de Ezequias.
No Novo Testamento, também há várias referências à s ofertas. Muitas delas estão relacionadas ao próprio ministério de Jesus. Lembra da história da viúva pobre que ofertou tudo que tinha? Ela foi louvada pelo Senhor por causa disso. Teve também a mulher do vaso de alabastro, que derramou o unguento carÃssimo nos pés de Cristo. Ela foi criticada por algumas pessoas, mas Jesus valorizou o ato de fé que ela demonstrou.
Mas, com certeza, o maior exemplo de ofertas voluntárias que temos no Novo Testamento está nos atos da Igreja Primitiva. Vemos que os crentes chegaram a vender as propriedades para depositar o dinheiro ao apostolado. Eles ofertavam de um jeito que não mediam esforços. As igrejas da Macedônia, por exemplo, contribuÃam com alegria, até quando eles estavam passando pelas necessidades da pobreza, dando acima do que podiam para poder aumentar a oferta de socorro aos cristãos da Judéia.
Esses exemplos bÃblicos são para nós. Devemos ter a mesma atitude e voluntariedade para com a manutenção da Obra de Deus. O ato de ofertar é uma prática que ainda deve continuar em vigor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva