-
Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
-
Nueva Versión Internacional
-
-
1
|Jeremias 43:1|
Cuando JeremÃas terminó de comunicarle al pueblo todo lo que el SEÑOR su Dios le habÃa encomendado decirles,
-
2
|Jeremias 43:2|
AzarÃas hijo de OsaÃas, Johanán hijo de Carea, y todos los arrogantes le respondieron a JeremÃas: «¡Lo que dices es una mentira! El SEÑOR nuestro Dios no te mandó a decirnos que no vayamos a vivir a Egipto.
-
3
|Jeremias 43:3|
Es Baruc hijo de NerÃas el que te incita contra nosotros, para entregarnos en poder de los babilonios, para que nos maten o nos lleven cautivos a Babilonia».
-
4
|Jeremias 43:4|
Asà que ni Johanán hijo de Carea, ni los jefes militares, ni nadie del pueblo obedecieron el mandato del SEÑOR de quedarse a vivir en el paÃs de Judá.
-
5
|Jeremias 43:5|
Por el contrario, Johanán hijo de Carea y todos los jefes militares se llevaron a la gente que aún quedaba en Judá, es decir, a los que habÃan vuelto para vivir en Judá luego de haber sido dispersados por todas las naciones:
-
6
|Jeremias 43:6|
los hombres, las mujeres y los niños, las hijas del rey, y toda la gente que Nabuzaradán, comandante de la guardia, habÃa confiado a GuedalÃas hijo de Ajicán, nieto de Safán, y también a JeremÃas el profeta y a Baruc hijo de NerÃas;
-
7
|Jeremias 43:7|
y contrariando el mandato del SEÑOR se dirigieron al paÃs de Egipto, llegando hasta la ciudad de Tafnes.
-
8
|Jeremias 43:8|
En Tafnes, la palabra del SEÑOR vino a JeremÃas:
-
9
|Jeremias 43:9|
«Toma en tus manos unas piedras grandes y, a la vista de los judÃos, entiérralas con argamasa en el pavimento, frente a la entrada del palacio del faraón en Tafnes.
-
10
|Jeremias 43:10|
Luego comunÃcales que asà dice el SEÑOR Todopoderoso, el Dios de Israel: “Voy a mandar a buscar a mi siervo Nabucodonosor, rey de Babilonia; voy a colocar su trono sobre estas piedras que he enterrado, y él armará sobre ellas su toldo real.
-
-
Sugestões
Clique para ler Números 28-30
21 de fevereiro LAB 418
EM VIGOR
Números 28-30
A leitura de hoje trata do mesmo assunto do inÃcio ao fim: as ofertas. Naquele tempo, o tipo de ofertas era bem diferente, mas é importante entendermos os princÃpios que estão por trás do ato de ofertar atualmente.
A palavra oferta é traduzida como o ato de trazer alguma coisa como oferenda ao Senhor. Nos tempos bÃblicos existiam dois tipos de ofertas:
1º) Ofertas prescritas por lei – eram aquelas que os judeus traziam regularmente para o Senhor, tais como a oferta do holocausto, de manjares, oferta pacÃfica, pelo pecado e pela culpa. É claro que a prática delas não está ordenada para nós, cristãos, no sentido da apresentação literal delas. Mas o significado espiritual ainda é válido, porque quando ofertamos ao Senhor, fazemos isso na convicção de que todas essas bênçãos, que são a paz, comunhão com Deus, ausência de sentimento de culpa, purificação e vida abundante, são realidades presentes em nossas vidas. E é aà que se encaixa o outro tipo de ofertas.
2º) Ofertas voluntárias – eram apresentadas como uma expressão de gratidão a Deus. O povo era convidado a ofertar voluntariamente. Quando se empenharam na construção do tabernáculo no Monte Sinai, trouxeram liberalmente as ofertas com todos os materiais necessários para aquela obra. O povo contribuiu com tanta abundância, que Moisés chegou a pedir que parassem de trazê-las. Em uma reforma espiritual e religiosa promovida pelo sumo sacerdote Joiada, o povo ofertou para custear os reparos que precisavam ser feitos no templo. Todos contribuÃram generosamente, semelhante ao que aconteceu no reinado de Ezequias.
No Novo Testamento, também há várias referências à s ofertas. Muitas delas estão relacionadas ao próprio ministério de Jesus. Lembra da história da viúva pobre que ofertou tudo que tinha? Ela foi louvada pelo Senhor por causa disso. Teve também a mulher do vaso de alabastro, que derramou o unguento carÃssimo nos pés de Cristo. Ela foi criticada por algumas pessoas, mas Jesus valorizou o ato de fé que ela demonstrou.
Mas, com certeza, o maior exemplo de ofertas voluntárias que temos no Novo Testamento está nos atos da Igreja Primitiva. Vemos que os crentes chegaram a vender as propriedades para depositar o dinheiro ao apostolado. Eles ofertavam de um jeito que não mediam esforços. As igrejas da Macedônia, por exemplo, contribuÃam com alegria, até quando eles estavam passando pelas necessidades da pobreza, dando acima do que podiam para poder aumentar a oferta de socorro aos cristãos da Judéia.
Esses exemplos bÃblicos são para nós. Devemos ter a mesma atitude e voluntariedade para com a manutenção da Obra de Deus. O ato de ofertar é uma prática que ainda deve continuar em vigor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva