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 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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									 Sagradas Escrituras (1569) Sagradas Escrituras (1569)
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									1
									 
									 
									|Êxodo 22:1|
									Cuando alguno hurtare buey u oveja, y lo degollare o vendiere, por aquel buey pagará cinco bueyes, y por aquella oveja cuatro ovejas.
									
     
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									2
									 
									 
									|Êxodo 22:2|
									Si el ladrón fuere hallado forzando una casa, y fuere herido y muriere, el que lo hirió  no será culpado de su muerte.
									
     
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									3
									 
									 
									|Êxodo 22:3|
									Si el sol hubiere salido sobre él, el matador  será reo de homicidio; el ladrón  habrá de restituir cumplidamente; si no tuviere, será vendido por su hurto.
									
     
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									4
									 
									 
									|Êxodo 22:4|
									Si fuere hallado con el hurto en la mano, sea  buey o asno u oveja vivos, pagará el doble.
									
     
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									5
									 
									 
									|Êxodo 22:5|
									Si alguno hiciere pastar tierra o viña, y metiere su bestia, y comiere la tierra de otro, de  lo mejor de su tierra y de  lo mejor de su viña pagará.
									
     
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									6
									 
									 
									|Êxodo 22:6|
									Cuando se prendiere fuego, y al quemar espinas quemare mieses amontonadas o en pie, o campo, el que encendió el fuego pagará lo quemado.
									
     
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									7
									 
									 
									|Êxodo 22:7|
									Cuando alguno diere a su prójimo plata o alhajas a guardar, y fuere hurtado de la casa de aquel hombre, si el ladrón se hallare, pagará el doble.
									
     
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									8
									 
									 
									|Êxodo 22:8|
									Si el ladrón no se hallare, entonces el dueño de la casa será presentado a los jueces, para jurar  si ha metido su mano en la hacienda de su prójimo.
									
     
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									9
									 
									 
									|Êxodo 22:9|
									Sobre todo negocio de fraude, sobre buey, sobre asno, sobre oveja, sobre vestido, sobre toda cosa perdida, cuando uno  dijere: Esto es mío , la causa de ambos vendrá delante de los jueces; y el que los jueces  condenaren, pagará el doble a su prójimo.
									
     
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									10
									 
									 
									|Êxodo 22:10|
									Si alguno hubiere dado a su prójimo asno, o buey, u oveja, o cualquier otro  animal a guardar, y se muriere o se perniquebrare, o fuere llevado sin verlo nadie;
									
     
 
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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva