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 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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									 Sagradas Escrituras (1569) Sagradas Escrituras (1569)
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									1
									 
									 
									|Êxodo 40:1|
									Y el SEÑOR habló a Moisés, diciendo:
									
     
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									2
									 
									 
									|Êxodo 40:2|
									En el día del mes primero, el primero del mes harás levantar el tabernáculo, el tabernáculo del testimonio;
									
     
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									3
									 
									 
									|Êxodo 40:3|
									y pondrás en él el arca del testimonio, y la cubrirás con el velo.
									
     
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									4
									 
									 
									|Êxodo 40:4|
									Y meterás la mesa, y la pondrás en orden: meterás también  el candelero y encenderás sus lámparas.
									
     
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									5
									 
									 
									|Êxodo 40:5|
									Y pondrás el altar de oro para el incienso delante del arca del testimonio, y pondrás la cortina delante de la puerta del tabernáculo.
									
     
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									6
									 
									 
									|Êxodo 40:6|
									Después pondrás el altar del holocausto delante de la puerta del tabernáculo, del tabernáculo del testimonio.
									
     
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									7
									 
									 
									|Êxodo 40:7|
									Luego pondrás la fuente entre el tabernáculo del testimonio y el altar; y pondrás agua en ella.
									
     
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									8
									 
									 
									|Êxodo 40:8|
									Finalmente pondrás el atrio en derredor, y la cortina de la puerta del atrio.
									
     
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									9
									 
									 
									|Êxodo 40:9|
									Y tomarás el aceite de la unción y ungirás el tabernáculo, y todo lo que estará  en él; y lo santificarás con todos sus vasos, y será santo.
									
     
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									10
									 
									 
									|Êxodo 40:10|
									Ungirás también el altar del holocausto y todos sus vasos; y santificarás el altar, y será un altar santísimo.
									
     
 
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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva