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 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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									 Sagradas Escrituras (1569) Sagradas Escrituras (1569)
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									1
									 
									 
									|Êxodo 32:1|
									Mas viendo el pueblo que Moisés tardaba en descender del monte, se juntó entonces a Aarón, y le dijeron: Levántate, haznos dioses que vayan delante de nosotros; porque a este Moisés, aquel varón que nos sacó de la tierra de  Egipto, no sabemos qué le haya acontecido.
									
     
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									2
									 
									 
									|Êxodo 32:2|
									Y Aarón les dijo: Apartad los zarcillos de oro que están  en las orejas de vuestras mujeres, y de vuestros hijos, y de vuestras hijas, y traédmelos.
									
     
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									3
									 
									 
									|Êxodo 32:3|
									Entonces todo el pueblo apartó los zarcillos de oro que tenían  en sus orejas, y los trajeron a Aarón,
									
     
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									4
									 
									 
									|Êxodo 32:4|
									el cual los tomó de las manos de ellos, y lo formó con buril, e hizo de ello un  becerro de fundición. Entonces dijeron: Israel, estos son  tus dioses, que te sacaron de la tierra de Egipto.
									
     
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									5
									 
									 
									|Êxodo 32:5|
									Y viendo esto Aarón, edificó un  altar delante del becerro ; y pregonó Aarón, y dijo: Mañana será  fiesta al SEÑOR.
									
     
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									6
									 
									 
									|Êxodo 32:6|
									Y el día siguiente madrugaron, y ofrecieron holocaustos, y presentaron ofrendas de paz; y se sentó el pueblo a comer y a beber, y se levantaron a regocijarse.
									
     
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									7
									 
									 
									|Êxodo 32:7|
									Entonces el SEÑOR dijo a Moisés: Anda, desciende, porque tu pueblo que sacaste de la  tierra de Egipto se ha corrompido.
									
     
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									8
									 
									 
									|Êxodo 32:8|
									Presto se han apartado del camino que yo  les mandé, y se han hecho un  becerro de fundición, y lo han adorado, y le han ofrecido sacrificios, y han dicho: Israel, estos son  tus dioses, que te sacaron  de la  tierra de Egipto.
									
     
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									9
									 
									 
									|Êxodo 32:9|
									Dijo más el SEÑOR a Moisés: Yo  he visto a este pueblo, que por  cierto es pueblo de dura cerviz.
									
     
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									10
									 
									 
									|Êxodo 32:10|
									Ahora pues, déjame que se encienda mi furor en ellos, y los consuma; y a ti yo  te pondré sobre gran gente.
									
     
 
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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva