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      13 de junho LAB 530

      O SOFRIMENTO PODE SER UMA DISCIPLINA
      JÓ 35-37

      Você está lendo direitinho o livro de Jó? Tem sido perseverante em ler os discursos dos quatro amigos e, principalmente ontem e hoje, o discurso do “amigo” Eliú? Porque se não formos perseverantes para, pelo menos, ler a história, é uma vergonha, não é mesmo? Pense na perseverança que Jó teve, ao suportar o sofrimento dele. Ele foi o homem que mais sofreu no mundo, mas que também se tornou símbolo da paciência, pela perseverança que teve em suportar tudo.
      Os amigos dele, apesar de ficarem falando muita besteira, também foram perseverantes, coitados! Eles não merecem só a nossa critica, mas merecem também a nossa atenção, porque, apesar dos pesares, eles estavam tentando acertar. Pelo menos, eles estavam ao redor do sorumbático sofredor. Isso já foi uma virtude: aguentar ficar ao lado de Jó.
      E nós estamos lendo, especificamente, sobre a última fala de Eliú, que foi o último dos quatro a falar, antes de Deus chegar e se pronunciar naquela discussão. E como as leituras de ontem e de hoje são um discurso só, quero retomar um trecho, que está em Jó 33:14-19, para contextualizar o que quero dizer aqui sobre a leitura de hoje. Assim, faríamos um fechamento sobre essa discussão do sofrimento de Jó.
      “Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba. Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas, ele pode falar aos ouvidos deles e aterrorizá-los com advertências, para prevenir o homem das suas más ações e livrá-lo do orgulho, para preservar da cova a sua alma, e a sua vida da espada. Ou o homem pode ser castigado no leito de dor, com os seus ossos em constante agonia.”
      Comentando sobre isso, veja o que encontrei no periódico “Jó, sofrimento e restauração”, 3º trimestre de 1980, pág. 75: “Eliú era um jovem insatisfeito tanto com os discursos de Jó como os de seus três amigos. Talvez a maior contribuição de Eliú ao debate é a nova ênfase à ideia de que o sofrimento pode ser disciplina, em vez de punição... O conceito de Eliú sobre o sofrimento considerando-o como disciplina não é novo na história de Jó. É a ênfase que ele dá ao conceito que é nova... [Jó] ...deixou que Eliú realçasse a ideia de que o sofrimento pode ser uma disciplina, antes que uma punição”.
      Essa é a grande lição. O sofrimento que nos assola não é de todo mal. O lado bom é que ele nos disciplina.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Webster's Bible 1833

      • Capítulo 1
      • 1     |Gálatas 1:1| Paul, an apostle, (not from men, neither by man, but by Jesus Christ, and God the Father, who raised him from the dead;)
                   
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      • 2     |Gálatas 1:2| And all the brethren who are with me, to the churches of Galatia:
                   
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      • 3     |Gálatas 1:3| Grace be to you and peace from God the Father, and from our Lord Jesus Christ,
                   
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      • 4     |Gálatas 1:4| Who gave himself for our sins, that he might deliver us from this present evil world, according to the will of God and our Father:
                   
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      • 5     |Gálatas 1:5| To whom be glory for ever and ever. Amen.
                   
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      • 6     |Gálatas 1:6| I marvel that ye are so soon removed from him that called you into the grace of Christ, to another gospel:
                   
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      • 7     |Gálatas 1:7| Which is not another; but there are some that trouble you, and would pervert the gospel of Christ.
                   
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      • 8     |Gálatas 1:8| But though we, or an angel from heaven, should preach any other gospel to you than that which we have preached to you, let him be accursed.
                   
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      • 9     |Gálatas 1:9| As we said before, so I say now again, If any man preacheth any other gospel to you than that ye have received, let him be accursed.
                   
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      • 10     |Gálatas 1:10| For do I now persuade men, or God? or do I seek to please men? for if I yet pleased men, I should not be the servant of Christ.
                   
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