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World English Bible
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1
|Eclesiastes 1:1|
The words of the Preacher, the son of David, king in Jerusalem:
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2
|Eclesiastes 1:2|
"Vanity of vanities, says the Preacher; "Vanity of vanities, all is vanity."
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3
|Eclesiastes 1:3|
What does man gain from all his labor in which he labors under the sun?
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4
|Eclesiastes 1:4|
"One generation goes, and another generation comes; but the earth remains forever."
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5
|Eclesiastes 1:5|
The sun also rises, and the sun goes down, and hurries to its place where it rises.
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6
|Eclesiastes 1:6|
The wind goes toward the south, and turns around to the north. It turns around continually as it goes, and the wind returns again to its courses.
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7
|Eclesiastes 1:7|
All the rivers run into the sea, yet the sea is not full. To the place where the rivers flow, there they flow again.
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8
|Eclesiastes 1:8|
All things are full of weariness beyond uttering. The eye is not satisfied with seeing, nor the ear filled with hearing.
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9
|Eclesiastes 1:9|
"That which has been is that which shall be; and that which has been done is that which shall be done: and there is no new thing under the sun."
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10
|Eclesiastes 1:10|
"Is there a thing of which it may be said, "Behold, this is new?" It has been long ago, in the ages which were before us."
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Sugestões
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02 de julho LAB 549
UM PROBLEMA DOS NOTICIÁRIOS
SALMOS 100-105
Você gosta de assistir aos noticiários na TV? “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará” (Salmo 101:3).
Há anos, perdi o hábito de assistir aos telejornais ou revistas eletrônicas dos principais canais de TV. Hoje, leio alguma coluna de reflexão ou matéria de turismo em alguma fonte impressa esporadicamente. Pensei que passaria a ser alguém, como dizem, “desinformado”. Para minha surpresa, além de não perder nada, passei a ter uma percepção mais aguçada para muitas coisas. E se você duvida, para argumentar o contrário, experimente primeiro passar um semestre sem se abeberar dessas fontes, pelo menos. Vai descobrir o mesmo.
Quando dizemos que precisamos de todas as informações transmitidas pela mídia para ser pessoas bem informadas, estamos estreitando a dimensão universal de tudo o que existe. Como seria possível colocar a totalidade dos fatos ocorridos em todos os horários e locais, os procedimentos, contextos, ideias e pessoas, em espaços tão limitados de veiculação informativa? É óbvio que o divulgador opta por divulgar o que quer. Como quer ser visto, usa como critério para esse filtro, o que seu contemplador gostará de assistir. Como Satanás nos aguça a gostar mais daquilo que não presta, aí entra o sensacionalismo.
A prática do jornal é um sensacionalismo não assumido (muitos discordam disso) exatamente por distorcer diante do seu consumidor final o universalismo da realidade. Se você gastar as 12 horas claras do dia na movimentação urbana, provavelmente verá muita coisa normal e até boa. Mas, na sua TV, verá um quadro de desgraças repintando a mesma realidade. Você viu inúmeras esquinas e cruzamentos apertadíssimos, com intensa complexidade semafórica, onde milhares de automóveis e pedestres cruzaram durante o dia sem colidir. Porém, no telejornal, contemplará, como se fosse um todo da realidade urbana, os isoladíssimos acidentes de trânsito que aconteceram; foram farejados, chafurdados e exibidos. Por que o jornalista não gastou seu tempo mostrando como o trânsito é complexo e funciona relativamente tão bem? Por que não empregou seus esforços em fazer uma matéria que ensinasse como ter mais destrezas, percepção e cuidados em pontos específicos do tráfego que são críticos? Na linguagem técnica, não é “matéria quente”. Ou seja, é a notícia que não vende e não conquista audiência. Uma das características do sensacionalismo é a de não se preocupar com o que a pessoa precisa ver, mas somente com o que ela quer ver. A partir desta bitolação, a prioridade de formar, educar e redimir é sacrificada. Qual a vantagem em assistir a notificação de um acidente de trânsito? É melhor ler minha Bíblia.
Valdeci Júnior
Fátima Silva