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									 Young's Literal Translation Young's Literal Translation
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									1
									 
									 
									|Ester 1:1|
									And it cometh to pass, in the days of Ahasuerus -- he [is]  Ahasuerus who is reigning from Hodu even unto Cush, seven and  twenty and a hundred provinces --
									
     
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									2
									 
									 
									|Ester 1:2|
									in those days, at the sitting of the king Ahasuerus on the  throne of his kingdom, that [is] in Shushan the palace,
									
     
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									3
									 
									 
									|Ester 1:3|
									in the third year of his reign, he hath made a banquet to  all his heads and his servants; of the force of Persia and  Media, the chiefs and heads of the provinces [are] before him,
									
     
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									4
									 
									 
									|Ester 1:4|
									in his shewing the wealth of the honour of his kingdom, and  the glory of the beauty of his greatness, many days -- eighty  and a hundred days.
									
     
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									5
									 
									 
									|Ester 1:5|
									And at the fulness of these days hath the king made to all  the people who are found in Shushan the palace, from great even  unto small, a banquet, seven days, in the court of the garden  of the house of the king --
									
     
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									6
									 
									 
									|Ester 1:6|
									white linen, white cotton, and blue, fastened with cords of  fine linen and purple on rings of silver, and pillars of  marble, couches of gold, and of silver, on a pavement of  smaragdus, and white marble, and mother-of-pearl, and black  marble --
									
     
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									7
									 
									 
									|Ester 1:7|
									and the giving of drink in vessels of gold, and the vessels  [are] divers vessels, and the royal wine [is] abundant, as a  memorial of the king.
									
     
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									8
									 
									 
									|Ester 1:8|
									And the drinking [is] according to law, none is pressing,  for so hath the king appointed for every chief one of his  house, to do according to the pleasure of man and man.
									
     
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									9
									 
									 
									|Ester 1:9|
									Also Vashti the queen hath made a banquet for women, in the  royal house that the king Ahasuerus hath.
									
     
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									10
									 
									 
									|Ester 1:10|
									On the seventh day, as the heart of the king is glad with  wine, he hath said to Mehuman, Biztha, Harbona, Bigtha, and  Abagtha, Zethar, and Carcas, the seven eunuchs who are  ministering in the presence of the king Ahasuerus,
									
     
 
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				- Sugestões 
 

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva