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 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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									 Young's Literal Translation Young's Literal Translation
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									1
									 
									 
									|Êxodo 28:1|
									`And thou, bring thou near unto thee Aaron thy brother, and  his sons with him, from the midst of the sons of Israel, for  his being priest to Me, [even] Aaron, Nadab, and Abihu,  Eleazar and Ithamar, sons of Aaron;
									
     
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									2
									 
									 
									|Êxodo 28:2|
									and thou hast made holy garments for Aaron thy brother, for  honour and for beauty;
									
     
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									3
									 
									 
									|Êxodo 28:3|
									and thou -- thou dost speak unto all the wise of heart,  whom I have filled [with] a spirit of wisdom, and they have  made the garments of Aaron to sanctify him for his being  priest to Me.
									
     
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									4
									 
									 
									|Êxodo 28:4|
									`And these [are] the garments which they make: a  breastplate, and an ephod, and an upper robe, and an  embroidered coat, a mitre, and a girdle; yea, they have made  holy garments for Aaron thy brother, and for his sons, for his  being priest to Me.
									
     
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									5
									 
									 
									|Êxodo 28:5|
									`And they take the gold, and the blue, and the purple, and  the scarlet, and the linen,
									
     
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									6
									 
									 
									|Êxodo 28:6|
									and have made the ephod of gold, blue, and purple, and  scarlet, and twined linen, work of a designer;
									
     
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									7
									 
									 
									|Êxodo 28:7|
									it hath two shoulders joining at its two ends, and it is  joined.
									
     
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									8
									 
									 
									|Êxodo 28:8|
									`And the girdle of his ephod which [is] on him, according  to its work, is of the same, of gold, blue, and purple, and  scarlet, and twined linen.
									
     
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									9
									 
									 
									|Êxodo 28:9|
									`And thou hast taken the two shoham stones, and hast opened  on them the names of the sons of Israel;
									
     
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									10
									 
									 
									|Êxodo 28:10|
									six of their names on the one stone, and the names of the  remaining six on the second stone, according to their births;
									
     
 
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				- Sugestões 
 

Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva