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      23 de julho LAB 570

      INICIANDO ISAÍAS
      Isaías 01-04

      Estou muito feliz, pois hoje estamos dando início à leitura de um dos livros mais lindos da Bíblia. Com uma teologia profunda, apresenta-se a mim, e a você também, o livro de Isaías. Eu gosto muito do livro de Isaías. Com certeza, é um grande livro, em todos os aspectos.
      Acho que uma postura muito importante que o leitor deve ter ao sentar-se para ler esse livro, é estar atinado para as seguintes descobertas:
      • Situar as profecias do livro em seu contexto histórico
      • Descobrir, onde for possível, a intenção messiânica de Isaías
      • Definir a contribuição que o livro de Isaías pode dar para o desenvolvimento da teologia bíblica.
      Para lograr estas assimilações, não é preciso ser teólogo. Qualquer pessoa disposta a ser um estudioso dedicado poderá fazer isso. Para começar, vou ajudar-lhe hoje, com os quatro primeiros capítulos.
      Isaías 1 – Apresenta os discursos poéticos. Eles têm uma composição interessante. Na maior parte, são pequenos oráculos. E você pode identificar onde cada um desses poemas começa e termina. Embora de forma implícita, eles têm introdução e conclusão. O primeiro destes oráculos dá um diagnóstico magistral do que estava errado com a vida religiosa da nação judaica.
      Subdivisões deste capítulo:
      a) Versos 1 a 20: Uma descrição da situação espiritual da nação.
      b) Versos 21 a 26: Um anseio de que a cidade infiel se tornaria fiel.
      c) Versos 27 e 28: Sião seria remetida pelo direito e pela justiça.
      d) Versos 29 a 31: A condenação de Deus ao culto da fertilidade.
      Para você que é fiel a Deus, não haverá espanto ao ler tais linhas.
      Isaías 2 a 4 – Esses três capítulos formam um só bloco. A explanação do profeta aqui segue a seguinte ordem: A esperança de Deus quanto a Jerusalém; A apresentação da verdadeira condição espiritual e moral de Jerusalém; e a visão de um remanescente que seria salvo. Isso tem tudo a ver conosco, que somos o povo da esperança. Você vai identificar-se com esta leitura.
      Se existe uma palavra que combina com o livro de Isaías, é “Salvação”. Creio que esta é a principal palavra que faz com que a teologia de Isaías tenha tudo a ver com a nossa realidade atual. Tem gente que indaga assim: “Dá-me uma boa razão para que eu queira ir para o Céu”. Para perguntas assim, minha resposta é: “Olha, daqui uns 30 anos, nossa vida aqui vai terminar. E eu quero continuar vivendo. Por isso, quero ir para o Céu. Se você só quer viver 70 anos e pronto, ou se quer viver mais, aí é contigo”.
      O que acha? Isaías tem a resposta.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Young's Literal Translation

      • Capítulo 25
      • 1     |Gênesis 25:1| And Abraham addeth and taketh a wife, and her name [is] Keturah;
                   
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      • 2     |Gênesis 25:2| and she beareth to him Zimran, and Jokshan, and Medan, and Midian, and Ishbak, and Shuah.
                   
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      • 3     |Gênesis 25:3| And Jokshan hath begotten Sheba and Dedan; and the sons of Dedan were Asshurim, and Letushim, and Leummim;
                   
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      • 4     |Gênesis 25:4| and the sons of Midian [are] Ephah, and Epher, and Hanoch, and Abidah, and Eldaah: all these [are] sons of Keturah.
                   
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      • 5     |Gênesis 25:5| And Abraham giveth all that he hath to Isaac;
                   
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      • 6     |Gênesis 25:6| and to the sons of the concubines whom Abraham hath, Abraham hath given gifts, and sendeth them away from Isaac his son (in his being yet alive) eastward, unto the east country.
                   
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      • 7     |Gênesis 25:7| And these [are] the days of the years of the life of Abraham, which he lived, a hundred and seventy and five years;
                   
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      • 8     |Gênesis 25:8| and Abraham expireth, and dieth in a good old age, aged and satisfied, and is gathered unto his people.
                   
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      • 9     |Gênesis 25:9| And Isaac and Ishmael his sons bury him at the cave of Machpelah, at the field of Ephron, son of Zoar the Hittite, which [is] before Mamre --
                   
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      • 10     |Gênesis 25:10| the field which Abraham bought from the sons of Heth -- there hath Abraham been buried, and Sarah his wife.
                   
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