- 
			
				
 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
 - 
									 Young's Literal Translation Young's Literal Translation
- 
									  
 - 
									
									1
									 
									 
									|Lucas 8:1|
									And it came to pass thereafter, that he was going through  every city and village, preaching and proclaiming good news of  the reign of God, and the twelve [are] with him,
									
     
 - 
									
									2
									 
									 
									|Lucas 8:2|
									and certain women, who were healed of evil spirits and  infirmities, Mary who is called Magdalene, from whom seven  demons had gone forth,
									
     
 - 
									
									3
									 
									 
									|Lucas 8:3|
									and Joanna wife of Chuza, steward of Herod, and Susanna, and  many others, who were ministering to him from their substance.
									
     
 - 
									
									4
									 
									 
									|Lucas 8:4|
									And a great multitude having gathered, and those who from  city and city were coming unto him, he spake by a simile:
									
     
 - 
									
									5
									 
									 
									|Lucas 8:5|
									`The sower went forth to sow his seed, and in his sowing  some indeed fell beside the way, and it was trodden down, and  the fowls of the heaven did devour it.
									
     
 - 
									
									6
									 
									 
									|Lucas 8:6|
									`And other fell upon the rock, and having sprung up, it did  wither, through not having moisture.
									
     
 - 
									
									7
									 
									 
									|Lucas 8:7|
									`And other fell amidst the thorns, and the thorns having  sprung up with it, did choke it.
									
     
 - 
									
									8
									 
									 
									|Lucas 8:8|
									`And other fell upon the good ground, and having sprung up,  it made fruit an hundred fold.` These things saying, he was  calling, `He having ears to hear -- let him hear.`
									
     
 - 
									
									9
									 
									 
									|Lucas 8:9|
									And his disciples were questioning him, saying, `What may  this simile be?`
									
     
 - 
									
									10
									 
									 
									|Lucas 8:10|
									And he said, `To you it hath been given to know the secrets  of the reign of God, and to the rest in similes; that seeing  they may not see, and hearing they may not understand.
									
     
 
- 
									
- 
				- Sugestões 
 

Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva