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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada
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- A celebração da Páscoa
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|2 Crônicas 31:1|
Acabando tudo isto, todos os israelitas que se achavam ali saÃram à s cidades de Judá, quebraram as estátuas, cortaram os postes-Ãdolos e derribaram os altos e altares por todo o Judá e Benjamim, como também em Efraim e Manassés, até que tudo destruÃram; então, tornaram todos os filhos de Israel, cada um para sua possessão, para as cidades deles.
- Ezequias regula as contribuições para os sacerdotes e os levitas
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2
|2 Crônicas 31:2|
Estabeleceu Ezequias os turnos dos sacerdotes e dos levitas, turno após turno, segundo o seu mister: os sacerdotes e levitas, para o holocausto e para as ofertas pacÃficas, para ministrarem e cantarem, portas a dentro, nos arraiais do SENHOR.
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3
|2 Crônicas 31:3|
A contribuição que fazia o rei da sua própria fazenda era destinada para os holocaustos, para os da manhã e os da tarde e para os holocaustos dos sábados, das Festas da Lua Nova e das festas fixas, como está escrito na Lei do SENHOR.
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4
|2 Crônicas 31:4|
Além disso, ordenou ao povo, moradores de Jerusalém, que contribuÃsse com sua parte devida aos sacerdotes e aos levitas, para que pudessem dedicar-se à Lei do SENHOR.
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5
|2 Crônicas 31:5|
Logo que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primÃcias do cereal, do vinho, do azeite, do mel e de todo produto do campo; também os dÃzimos de tudo trouxeram em abundância.
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6
|2 Crônicas 31:6|
Os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram dÃzimos das vacas e das ovelhas e dÃzimos das coisas que foram consagradas ao SENHOR, seu Deus; e fizeram montões e montões.
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7
|2 Crônicas 31:7|
No terceiro mês, começaram a fazer os primeiros montões; e, no sétimo mês, acabaram.
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8
|2 Crônicas 31:8|
Vindo, pois, Ezequias e os prÃncipes e vendo aqueles montões, bendisseram ao SENHOR e ao seu povo de Israel.
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9
|2 Crônicas 31:9|
Perguntou Ezequias aos sacerdotes e aos levitas acerca daqueles montões.
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10
|2 Crônicas 31:10|
Então, o sumo sacerdote Azarias, da casa de Zadoque, lhe respondeu: Desde que se começou a trazer à Casa do SENHOR estas ofertas, temos comido e nos temos fartado delas, e ainda há sobra em abundância; porque o SENHOR abençoou ao seu povo, e esta grande quantidade é o que sobra.
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva