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Cornilescu
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|Cantares 8:1|
O! de ai fi fratele meu, care a supt la ţîţele mamei mele! Cînd te-aş întîlni în uliţă, te-aş săruta, şi nimeni nu m'ar ţinea de rău.
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|Cantares 8:2|
Te-aş lua şi te-aş aduce la casa mamei mele; ea m'ar învăţa să-ţi dau să bei vin mirositor, must din rodiile mele.
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3
|Cantares 8:3|
Mîna lui cea stîngă să fie supt capul meu, şi dreapta lui să mă îmbrăţişeze! -
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4
|Cantares 8:4|
Vă rog fierbinte, fiice ale Ierusalimului, nu stîrniţi, nu treziţi dragostea, pînă nu vine ea. -
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5
|Cantares 8:5|
Cine este aceea, care se suie din pustie, rezemată de iubitul ei şi zicînd: ,,Te-am trezit supt măr; acolo te -a născut mamă-ta, acolo te -a născut şi te -a făcut ea.`` -
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6
|Cantares 8:6|
Pune-mă ca o pecete pe inima ta, ca o pecete pe braţul tău; căci dragostea este tare ca moartea, şi gelozia este neînduplecată ca locuinţa morţilor; jarul ei este jar de foc, o flacără a Domnului.
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7
|Cantares 8:7|
Apele cele mari nu pot să stingă dragostea, şi rîurile n'ar putea s'o înece; de ar da omul toate averile din casa lui pentru dragoste, tot n'ar avea de cît dispreţ.
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8
|Cantares 8:8|
Avem o soră micuţă, care n'are încă ţîţe. Ce vom face cu sora noastră în ziua cînd îi vor veni peţitorii?
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9
|Cantares 8:9|
Dacă este zid, vom zidi nişte zimţi de argint pe ea; dar dacă este uşă, o vom închide cu o scîndură de cedru. -
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|Cantares 8:10|
Eu sînt un zid, şi ţîţele mele sînt ca nişte turnuri; în ochii lui am fost ca una care a găsit pace.
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Sugestões
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25 de julho LAB 572
PAPO-CABEÇA
Isaías 08-10
Estou lendo “Uma História do Pensamento Cristão - Do início até o Concílio de Calcedônia”. Neste livro, Justo Gonzáles vai narrando fatos que aconteceram com os homens dos primeiros séculos da era cristã, colocando citações de seus escritos e argumentando, de maneira que você termina sendo realmente induzido a imaginar o que supostamente se passava na cabeça daqueles cristãos do começo da era do cristianismo. Bate-papo legal é aquele cuja pauta não se prende a falar apenas de fatos ou pessoas, mas, pelo contrário, sobre o nível para o campo das idéias. A maioria das pessoas conversa, conversa, conversa... E a conversa não sai desse nível: falar de outras pessoas. Representa a pobreza de uma conversa vazia, onde, geralmente, os interlocutores não têm conteúdo. Quando surge uma discussão, as pessoas que são viciadas nesse tipo de conversa, por não saber defender idéias, só conseguem fazer críticas “ad hominem”, isto é, atacam as pessoas. E não conseguir separar idéia pra um lado e pessoa para o outro, é desastroso.
Mas subindo o nível um pouquinho, existe a conversa que fala sobre fatos: aconteceu isto, aconteceu aquilo, vai acontecer aquilo outro... Trata-se de uma prosopopéia um pouco menos pobre.
Acima disso estão os papos-cabeça, que conseguem enxergar além das pessoas e dos fatos, e ver os valores, princípios, conceitos, idéias, argumentos, razões e as coisas mais sublimes que o pensamento humano pode produzir. Hoje eu lhe desafio a fazer uma apreciação do texto de leitura bíblica. É claro que Isaías cita pessoas e fatos. Mas, que significado havia por trás destes? Todavia, tente, ao ler Isaías 08 a 10, mixar a lógica com a sensibilidade. E experimente ver que grandes coisas podem sair de um mesmo texto!
Exemplos:
a) Isaías 8:20 – Aqui você encontra o conceito (segundo os critérios descritos neste versículos) de que a grande depositária da verdade é a Igreja. Isso não é o que está diretamente escrito, mas é uma mensagem que está ali no verso, e que não pode ser negada.
b)Isaías 8:19-20 – Apesar de não ver nestas linhas a palavra “espiritismo”, numa leitura mais atentiva você vai perceber claramente que a atual religiosidade espírita é espúria para Deus.
c) Isaías 9:6-7 – Apesar de que a palavra “Jesus” só apareça no Novo Testamento, com um olhar além das linhas e letras você vê, claramente, as predições concernentes acerca de um Salvador que viria.
d) Isaías...
Da letra “d” em diante é contigo. De uma coisa eu sei, meu amigo, existem muitas outras lições a ser tiradas destes três capítulos propostos para hoje. Peça a Deus, que lhe ensine a disciplina que está além da simples grafia.
Valdeci Júnior
Fátima Silva