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      06 de Dezembro LAB 706

      TESSALÔNICA E OS TESSALONICENSES
      1Tessalonicenses

      A segunda maior cidade da Grécia, com quase um milhão de habitantes, é Salônica, que, na Bíblia, é chamada de Tessalônica. De acordo com os historiadores, essa cidade, que hoje é moderna, tem uma história bem antiga. Tudo começou com Felipe II, rei da Macedônia. Ele foi um grande guerreiro, que logrou conquistas muito históricas. Uma delas, foi quando ele venceu os tessálios. E nesse dia que Felipe II venceu os tessálios, estava nascendo um filha dele. Ele aproveitou e colocou o nome na menina de Tessalônica. Uma palavra grega que significa: “vitória sobre os tessálios”.
      O tempo se passou e, anos depois, a jovem Tessalônica se casou com um camarada chamado Cassandro, general militar que governou parte da Grécia. Em 316 a.C., Cassandro fundou uma cidade. E que nome deu a esta nova fundação? Exato! Ele homenageou sua esposa: Tessalônica.
      Quando o apóstolo Paulo realizou sua segunda viagem missionária, pregou na sua sinagoga tessalonicense e ali, lançou as bases de uma das mais marcantes igrejas da época.
      Mas nem só de alegrias missionárias viveu Paulo por ali. Em Tessalônica, o grande apóstolo também sofreu perseguição. A animosidade contra Paulo, por parte dos judeus da cidade, levou-o a fugir para Beréia. Lembra-se que este apóstolo elogiou os bereanos mais que os tessalonicenses? Veja Atos 17:11.
      Mas, apesar disso, na Bíblia não temos uma epístola de Paulo aos bereanos. Nenhuma! Temos sim, duas, aos tessalonicenses! Que graça! O teólogo da graça, não somente a recebia e ensinava, mas sabia concedê-la. Depois de ter sido perseguido pelos tessalonicenses, por amor aos tessalonicenses, posteriormente, escreveu a Primeira Epístola aos Tessalonicenses e a Segunda Epístola aos Tessalonicenses.
      Tessalônica não ficou esquecida no tempo. Não foi levada às ruínas. Atualmente é uma cidade universitária, base da Organização do Tratado do Atlântico Norte, e um importante centro industrial, com refinarias de petróleo, fábricas de maquinaria, têxteis e tabaco. Nessa cidade, você pode conhecer a Torre Branca que é um marco simbólico bem visitado pelos turistas. Bem como outros monumentos notáveis como o Arco de Galério, a igreja de São Demétrio e os extensos muros da cidade. Muitos preferem as bonitas praças tessalonicenses, com muitos bares, como a Praça Aristóteles, a Praça Santa Sofia, a Praça Nea Panagia e a Praça Navarínu.
      E assim como a cidade, permanece em pé a mensagem que Paulo escreveu aos cidadãos, não somente daquela capital da Macedônia Central, mas a todos os candidatos à capital celestial. Você e eu podemos não conhecer a cidade grega, mas podemos nos incluir aos tessalonicenses, melhor ainda, aos cristãos, ao assimilarmos o recado paulino da leitura bíblica. Não deixe de ler.

      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      • Capítulo 4
      • 1     |Romanos 4:1| Que dirons-nous donc que, selon la chair, Abraham notre père a trouvé?
                   
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      • 2     |Romanos 4:2| Car si Abraham a été justifié sur le principe des oeuvres, il a de quoi se glorifier, mais non pas relativement à Dieu;
                   
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      • 3     |Romanos 4:3| car que dit l'Écriture? Et Abraham crut Dieu, et cela lui fut compté à justice.
                   
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      • 4     |Romanos 4:4| Or à celui qui fait des oeuvres, le salaire n'est pas compté à titre de grâce, mais à titre de chose due;
                   
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      • 5     |Romanos 4:5| mais à celui qui ne fait pas des oeuvres, mais qui croit en celui qui justifie l'impie, sa foi lui est comptée à justice;
                   
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      • 6     |Romanos 4:6| ainsi que David aussi exprime la béatitude de l'homme à qui Dieu compte la justice sans oeuvres:
                   
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      • 7     |Romanos 4:7| Bienheureux ceux dont les iniquités ont été pardonnées et dont les péchés ont été couverts;
                   
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      • 8     |Romanos 4:8| bienheureux l'homme à qui le *Seigneur ne compte point le péché.
                   
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      • 9     |Romanos 4:9| Cette béatitude donc vient-elle sur la circoncision ou aussi sur l'incirconcision? Car nous disons que la foi fut comptée à Abraham à justice.
                   
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      • 10     |Romanos 4:10| Comment donc lui fut-elle comptée? quand il était dans la circoncision, ou dans l'incirconcision? -Non pas dans la circoncision, mais dans l'incirconcision.
                   
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