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 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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									 Young's Literal Translation Young's Literal Translation
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									1
									 
									 
									|Ezequiel 32:1|
									And it cometh to pass, in the twelfth year, in the twelfth  month, in the first of the month, hath a word of Jehovah been  unto me, saying,
									
     
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									2
									 
									 
									|Ezequiel 32:2|
									`Son of man, lift up a lamentation for Pharaoh king of  Egypt, and thou hast said unto him: A young lion of nations  thou hast been like, And thou [art] as a dragon in the seas,  And thou comest forth with thy flowings, And dost trouble the  waters with thy feet, And thou dost foul their flowings.
									
     
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									3
									 
									 
									|Ezequiel 32:3|
									Thus said the Lord Jehovah: And -- I have spread out for  thee My net, With an assembly of many peoples, And they have  brought thee up in My net.
									
     
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									4
									 
									 
									|Ezequiel 32:4|
									And I have left thee in the land, On the face of the field  I do cast thee out, And have caused to dwell upon thee every  fowl of the heavens, And have satisfied out of thee the beasts  of the whole earth.
									
     
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									5
									 
									 
									|Ezequiel 32:5|
									And I have put thy flesh on the mountains, And filled the  valleys [with] thy hugeness,
									
     
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									6
									 
									 
									|Ezequiel 32:6|
									And watered the land with thy flowing, From thy blood --  unto the mountains, And streams are filled from thee.
									
     
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									7
									 
									 
									|Ezequiel 32:7|
									And in quenching thee I have covered the heavens, And have  made black their stars, The sun with a cloud I do cover, And  the moon causeth not its light to shine.
									
     
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									8
									 
									 
									|Ezequiel 32:8|
									All luminaries of light in the heavens, I make black over  thee, And I have given darkness over thy land, An affirmation  of the Lord Jehovah,
									
     
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									9
									 
									 
									|Ezequiel 32:9|
									And I have vexed the heart of many peoples, In My bringing  in thy destruction among nations, Unto lands that thou hast not  known.
									
     
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									10
									 
									 
									|Ezequiel 32:10|
									And I have made many peoples astonished at thee, And their  kings are afraid at thee with trembling, In My brandishing My  sword before their faces, And they have trembled every moment,  Each for his life -- in the day of thy fall.
									
     
 
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				- Sugestões 
 

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva