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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Basic English Bible
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1
|Provérbios 15:1|
By a soft answer wrath is turned away, but a bitter word is a cause of angry feelings.
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2
|Provérbios 15:2|
Knowledge is dropping from the tongue of the wise; but from the mouth of the foolish comes a stream of foolish words.
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3
|Provérbios 15:3|
The eyes of the Lord are in every place, keeping watch on the evil and the good.
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4
|Provérbios 15:4|
A comforting tongue is a tree of life, but a twisted tongue is a crushing of the spirit.
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5
|Provérbios 15:5|
A foolish man puts no value on his father's training; but he who has respect for teaching has good sense.
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6
|Provérbios 15:6|
In the house of the upright man there is a great store of wealth; but in the profits of the sinner there is trouble.
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7
|Provérbios 15:7|
The lips of the wise keep knowledge, but the heart of the foolish man is not right.
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8
|Provérbios 15:8|
The offering of the evil-doer is disgusting to the Lord, but the prayer of the upright man is his delight.
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9
|Provérbios 15:9|
The way of the evil-doer is disgusting to the Lord, but he who goes after righteousness is dear to him.
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10
|Provérbios 15:10|
There is bitter punishment for him who is turned from the way; and death will be the fate of the hater of teaching.
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Sugestões
Clique para ler Números 28-30
21 de fevereiro LAB 418
EM VIGOR
Números 28-30
A leitura de hoje trata do mesmo assunto do inÃcio ao fim: as ofertas. Naquele tempo, o tipo de ofertas era bem diferente, mas é importante entendermos os princÃpios que estão por trás do ato de ofertar atualmente.
A palavra oferta é traduzida como o ato de trazer alguma coisa como oferenda ao Senhor. Nos tempos bÃblicos existiam dois tipos de ofertas:
1º) Ofertas prescritas por lei – eram aquelas que os judeus traziam regularmente para o Senhor, tais como a oferta do holocausto, de manjares, oferta pacÃfica, pelo pecado e pela culpa. É claro que a prática delas não está ordenada para nós, cristãos, no sentido da apresentação literal delas. Mas o significado espiritual ainda é válido, porque quando ofertamos ao Senhor, fazemos isso na convicção de que todas essas bênçãos, que são a paz, comunhão com Deus, ausência de sentimento de culpa, purificação e vida abundante, são realidades presentes em nossas vidas. E é aà que se encaixa o outro tipo de ofertas.
2º) Ofertas voluntárias – eram apresentadas como uma expressão de gratidão a Deus. O povo era convidado a ofertar voluntariamente. Quando se empenharam na construção do tabernáculo no Monte Sinai, trouxeram liberalmente as ofertas com todos os materiais necessários para aquela obra. O povo contribuiu com tanta abundância, que Moisés chegou a pedir que parassem de trazê-las. Em uma reforma espiritual e religiosa promovida pelo sumo sacerdote Joiada, o povo ofertou para custear os reparos que precisavam ser feitos no templo. Todos contribuÃram generosamente, semelhante ao que aconteceu no reinado de Ezequias.
No Novo Testamento, também há várias referências à s ofertas. Muitas delas estão relacionadas ao próprio ministério de Jesus. Lembra da história da viúva pobre que ofertou tudo que tinha? Ela foi louvada pelo Senhor por causa disso. Teve também a mulher do vaso de alabastro, que derramou o unguento carÃssimo nos pés de Cristo. Ela foi criticada por algumas pessoas, mas Jesus valorizou o ato de fé que ela demonstrou.
Mas, com certeza, o maior exemplo de ofertas voluntárias que temos no Novo Testamento está nos atos da Igreja Primitiva. Vemos que os crentes chegaram a vender as propriedades para depositar o dinheiro ao apostolado. Eles ofertavam de um jeito que não mediam esforços. As igrejas da Macedônia, por exemplo, contribuÃam com alegria, até quando eles estavam passando pelas necessidades da pobreza, dando acima do que podiam para poder aumentar a oferta de socorro aos cristãos da Judéia.
Esses exemplos bÃblicos são para nós. Devemos ter a mesma atitude e voluntariedade para com a manutenção da Obra de Deus. O ato de ofertar é uma prática que ainda deve continuar em vigor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva