- 
			
				
 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
 - 
									 Biblia Dios Habla Hoy Biblia Dios Habla Hoy
- 
									  
 - 
										Pecado de Jerusalén
 Anuncio del castigo
 Advertencia a Israel
 - 
									
									1
									 
									 
									|Jeremias 5:1|
									El Señor dice: 
 «Recorran las calles de Jerusalén,
 miren bien, busquen por las plazas,
 a ver si encuentran a alguien
 que actúe con justicia,
 que quiera ser sincero.
 Si lo encuentran, perdonaré a Jerusalén.
     
 - 
									
									2
									 
									 
									|Jeremias 5:2|
									Hay quienes juran por la vida del Señor, 
 pero juran en falso.»
     
 - 
									
									3
									 
									 
									|Jeremias 5:3|
									Señor, lo que tú buscas es gente sincera. 
 Los castigaste, pero no les dolió;
 los arruinaste, pero no quisieron aprender.
 Tercos, más duros que la piedra,
 no quisieron volver al buen camino.
     
 - 
									
									4
									 
									 
									|Jeremias 5:4|
									Yo pensé: 
 Sólo los pobres se comportan como tontos,
 porque no saben lo que el Señor quiere,
 lo que su Dios ordena.
     
 - 
									
									5
									 
									 
									|Jeremias 5:5|
									Me dirigiré a la gente importante 
 y les hablaré.
 Ellos, sin duda, sabrán lo que el Señor quiere,
 lo que su Dios ordena.
 Pero todos se habían rebelado contra Dios,
 se habían negado a obedecerle.
     
 - 
									
									6
									 
									 
									|Jeremias 5:6|
									Por eso saldrán leones de la selva y los matarán, 
 los lobos del desierto los despedazarán,
 los leopardos los atacarán junto a sus ciudades
 y los harán pedazos cuando salgan;
 porque han cometido muchos pecados,
 numerosas traiciones.
     
 - 
									
									7
									 
									 
									|Jeremias 5:7|
									El Señor dice: 
 «¿Cómo voy a perdonarte todo esto?
 Tus hijos me han abandonado,
 y juran por dioses que no son dioses.
 Les di comida en abundancia,
 pero me fueron infieles
 y en masa se entregaron a la prostitución.
     
 - 
									
									8
									 
									 
									|Jeremias 5:8|
									Como caballos sementales en celo, 
 relinchan por la mujer de su prójimo.
     
 - 
									
									9
									 
									 
									|Jeremias 5:9|
									¿Y no los he de castigar por estas cosas? 
 ¿No he de dar su merecido a un pueblo así?
     
 - 
									
									10
									 
									 
									|Jeremias 5:10|
									¡Que sus enemigos entren y arrasen el viñedo, 
 aunque no lo destruyan del todo!
 ¡Que le arranquen las ramas,
 porque ya no es mi viñedo!
     
 
- 
									
- 
				- Sugestões 
 

Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva