-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
90-
Det Norsk Bibelselskap (1930)
-
-
1
|Salmos 90:1|
En bønn av Moses, den Guds mann. Herre! Du har vært oss en bolig fra slekt til slekt.
-
2
|Salmos 90:2|
Før fjellene blev til, og du skapte jorden og jorderike, ja fra evighet til evighet er du, Gud.
-
3
|Salmos 90:3|
Du byder mennesket vende tilbake til støv og sier: Vend tilbake, I menneskebarn!
-
4
|Salmos 90:4|
For tusen år er i dine øine som den dag igår når den farer bort, som en vakt om natten.
-
5
|Salmos 90:5|
Du skyller dem bort, de blir som en søvn. Om morgenen er de som det groende gress;
-
6
|Salmos 90:6|
om morgenen blomstrer det og gror, om aftenen visner det og blir tørt.
-
7
|Salmos 90:7|
For vi har gått til grunne ved din vrede, og ved din harme er vi faret bort med forferdelse.
-
8
|Salmos 90:8|
Du har satt våre misgjerninger for dine øine, vår skjulte synd for ditt åsyns lys.
-
9
|Salmos 90:9|
For alle våre dager er bortflyktet i din vrede; vi har levd våre år til ende som et sukk.
-
10
|Salmos 90:10|
Vårt livs tid, den er sytti år og, når der er megen styrke, åtti år, og dets herlighet er møie og tomhet; for hastig blev vi drevet fremad, og vi fløi avsted.
-
-
Sugestões
Clique para ler Jó 3-5
02 de junho LAB 519
NÃO CAIA NA ARMADILHA
JÓ 03-05
Se você está em dia com sua leitura da Bíblia, está acompanhando um verdadeiro drama. Por um lado, é uma leitura gostosa de fazer, já que se trata de um conto curioso. Mas existem pessoas que desanimam a ler esse livro por diversas razões: há diálogos que trazem argumentos longamente repetitivos; pelo fato de que o livro é grande; por, às vezes, achar, enganadamente, que não se trataria de uma história real; e por outros equívocos mais desse tipo. Então, para você não cair nessa armadilha, quero apresentar um ponto de vista do teólogo Gerald Wheeler.
Wheeler comenta que esse livro tem deixado muitos leitores perplexos durante milhares de anos. O problema é que a maioria das pessoas folheia o começo e o fim do livro e faz uma conclusão de que Satanás é o responsável de todos os sofrimentos humanos e pronto. A realidade é que poucos se atrevem a cavar os mistérios mais profundos e a mensagem vital que estão contidos no restante do livro.
Perceba que o livro de Jó não se preocupa tanto em mostrar quem ou o que causa o sofrimento. Uma preocupação maior que essa é mostrar a forma como as pessoas reagem diante da provação. Vemos Jó lutando para entender como é possível que Deus inflija esse tipo de sofrimento para Seus servos fiéis. Os argumentos dos amigos de Jó são a parte mais patética da história, já que se esforçam para “preservar a fé”, mesmo que isso custasse o sacrifício das boas relações de amizade entre eles. De uma maneira geral, observa-se que os amigos de Jó parecem acreditar que Deus recompensa os justos e castiga os maus. E é engraçado que quando o mundo parece não se encaixar no padrão simplório que esses personagens pensam sobre a vida e a defendem, a posição teológica de cada um começa a titubear, mas parecem ficar desesperados para fazer qualquer coisa para conservar a opinião própria deles, mesmo que isso signifique destruir os outros.
É aí que vem o pé de guerra do livro de Jó. De um lado, Jó põe a responsabilidade do mal que está devastando sua vida nas costas de Deus. Os amigos, por outro lado, garantem que ele é um pecador. Aí Jó se ira contra Deus. Diante disso, seus amigos o pressionam, procurando seu “pecado oculto”, a suposta causa do sofrimento dele. Nesse diálogo, o eco que podemos ouvir é o das incompreensões teológicas de todos os tempos que, ironicamente, fazem muitos se desentenderem.
Mas enquanto o pecado e o sofrimento reinam neste mundo, deixe que o livro de Jó fale ao seu coração!
Valdeci Júnior
Fátima Silva