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									 Darby Version Darby Version
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									1
									 
									 
									|2 Pedro 1:1|
									Simon Peter, bondman and apostle of Jesus Christ, to them  that have received like precious faith with us through [the]  righteousness of our God and Saviour Jesus Christ:									
     
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									2
									 
									 
									|2 Pedro 1:2|
									Grace and peace be multiplied to you in [the] knowledge of  God and of Jesus our Lord.									
     
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									3
									 
									 
									|2 Pedro 1:3|
									As his divine power has given to us all things which relate  to life and godliness, through the knowledge of him that has  called us by glory and virtue,									
     
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									4
									 
									 
									|2 Pedro 1:4|
									through which he has given to us the greatest and precious  promises, that through these ye may become partakers of [the]  divine nature, having escaped the corruption that is in the  world through lust.									
     
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									5
									 
									 
									|2 Pedro 1:5|
									But for this very reason also, using therewith all  diligence, in your faith have also virtue, in virtue knowledge,									
     
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									6
									 
									 
									|2 Pedro 1:6|
									in knowledge temperance, in temperance endurance, in  endurance godliness,									
     
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									7
									 
									 
									|2 Pedro 1:7|
									in godliness brotherly love, in brotherly love love:									
     
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									8
									 
									 
									|2 Pedro 1:8|
									for these things existing and abounding in you make [you] to  be neither idle nor unfruitful as regards the knowledge of our  Lord Jesus Christ;									
     
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									9
									 
									 
									|2 Pedro 1:9|
									for he with whom these things are not present is blind,  short-sighted, and has forgotten the purging of his former  sins.									
     
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									10
									 
									 
									|2 Pedro 1:10|
									Wherefore the rather, brethren, use diligence to make your  calling and election sure, for doing these things ye will never  fall;									
     
 
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				- Sugestões 
 

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva