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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
22-
Ett Svenskt Bibeln (1917)
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1
|Salmos 22:1|
För sångmästaren, efter »Morgonrodnadens hind»; en psalm av David.
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2
|Salmos 22:2|
Min Gud, min Gud, varför har du övergivit mig? Jag brister ut och klagar, men min frälsning är fjärran.
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3
|Salmos 22:3|
Men Gud, jag ropar om dagen, men du svarar icke, så ock om natten, men jag får ingen ro.
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4
|Salmos 22:4|
Och dock är du den Helige, den som tronar på Israels lovsånger.
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5
|Salmos 22:5|
På dig förtröstade våra fäder; de förtröstade, och du räddade dem.
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6
|Salmos 22:6|
Till dig ropade de och blevo hulpna; på dig förtröstade de och kommo icke på skam.
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7
|Salmos 22:7|
Men jag är en mask, och icke en människa, till smälek bland män, föraktad av folket.
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8
|Salmos 22:8|
Alla som se mig bespotta mig; de spärra upp munnen, de skaka huvudet:
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9
|Salmos 22:9|
»Befall dig åt HERREN! Han befrie honom, han rädde honom, ty han har ju behag till honom.»
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10
|Salmos 22:10|
Ja, det var du som hämtade mig ut ur moderlivet och lät mig vila trygg vid min moders bröst.
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Sugestões
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18 de junho LAB 535
CANTO DA IGREJA
SALMOS 23-30
Penso que você conhece as palavras: “O Senhor é o meu pastor, e nada me faltará.” Essa é a letra de uma canção que está na abertura da leitura de hoje: o Salmo 23, escrito pelo rei Davi. Apesar de não recitarmos essas palavras em forma de melodia muitas vezes, essa era uma canção.
Davi escreveu muitas outras canções. Apesar de que nem todos os Salmos tenham sido escritos por ele, ao ler os capítulos para este dia, vemos que todos os salmos são “davídicos”. Embora não sendo redundantes, eles são bem parecidos. Ao dizer “parecidos”, refiro-me ao estilo. Será que isso acontece só porque foram escritos pelo mesmo compositor? Pode ser, mas não é só isso. Todos se aplicam a um mesmo contexto social, que é meio comunitário em que os israelitas viviam na Palestina, há uns três mil anos. Mas é interessante que quando chegamos no Salmo 30, quebra essa uniformidade de estilo porque esse salmo é uma música que Davi fez especialmente para a dedicação do tempo. E música para ser cantada na igreja precisa ser especial.
Ela deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. Em Isaías 56:7 aprendemos sobre isso. Ao submetermos um cântico dentro do recinto sagrado, devemos analisar se ele serve de instrumento de prestação de adoração. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, provavelmente não será apropriada para usá-la nos átrios do Senhor. Mas isso não quer dizer que se a música não serve para ser usada na igreja, então ela é pecaminosa. Afinal, existem músicas que embora sejam de louvor, não adoram. Em toda adoração deve existir louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor. A música na igreja deve ser “o preguinho na parede que segura o quadro Jesus”.
Portanto, quando o líder da igreja seleciona as músicas para ser usadas na igreja, ele precisa analisar o contexto e as pessoas que participarão, executando-as e ouvindo-as. Se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, é adequada; caso contrário, deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares. Cabe, também, aos que lidam com a música na igreja ter humildade suficiente que um mensageiro de Deus precisa ter, de submeter a escolha de cada música para contexto não segundo seus caprichos, mas segundo o que for melhor para a membresia presente no tempo e local de cada contexto.
Além de ler a Bíblia, cante em casa e na igreja!
Valdeci Júnior
Fátima Silva