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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Giovanni Diodati Bible (1649)
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1
|1 Samuel 5:1|
OR i Filistei, avendo presa l´Arca di Dio, la condussero da Eben-ezer in Asdod.
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2
|1 Samuel 5:2|
Presero adunque l´Arca di Dio, e la condussero dentro alla casa di Dagon, e la posarono presso a Dagon.
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3
|1 Samuel 5:3|
E il giorno seguente, essendosi que´ di Asdod levati la mattina, ecco, Dagon giaceva boccone in terra, davanti all´Arca del Signore. Ed essi presero Dagon, e lo riposero nel suo luogo.
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4
|1 Samuel 5:4|
E la mattina del giorno seguente essendosi levati, ecco Dagon giaceva boccone in terra, davanti all´Arca del Signore; e la testa di Dagon, e amendue le palme delle sue mani erano mozze in su la soglia; e l´imbusto solo di Dagon era rimasto presso a quella.
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5
|1 Samuel 5:5|
Perciò i sacerdoti di Dagon, nè alcun di quelli ch´entrano nella casa di esso, non calcano la soglia di Dagon, in Asdod, infino a questo giorno.
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6
|1 Samuel 5:6|
Poi la mano del Signore si aggravò sopra quei di Asdod, ed egli li disertò, e li percosse di morici in Asdod, e ne´ confini di essa.
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7
|1 Samuel 5:7|
E quelli di Asdod, veggendo che così andava la cosa, dissero: L´Arca dell´Iddio d´Israele non dimorerà appresso di noi; perciocchè la sua mano è aspra sopra noi, e sopra Dagon, nostro dio.
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8
|1 Samuel 5:8|
Perciò, mandarono ad adunare tutti i principi de´ Filistei appresso a loro, e dissero: Che faremo noi dell´Arca dell´Iddio d´Israele? Ed essi dissero: Trasportisi l´Arca dell´Iddio d´Israele in Gat. Così l´Arca dell´Iddio d´Israele fu trasportata in Gat.
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9
|1 Samuel 5:9|
Ma, poichè fu trasportata in Gat, la mano del Signore fu sopra la città, con gran turbamento; ed egli percosse gli uomini della città, dal maggiore al minore; e vennero loro delle morici nascoste.
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10
|1 Samuel 5:10|
Perciò mandarono l´Arca di Dio in Ecron; e, come l´Arca di Dio giunse in Ecron, quei di Ecron sclamarono, dicendo: Hanno trasportata l´Arca dell´Iddio d´Israele a me, per far morir me, e il mio popolo.
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Sugestões
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01 de fevereiro LAB 398
LEVÍTICO E VIDA
Levítico 01-04
São várias as traduções bíblicas que apresentam o enunciado “O terceiro livro de Moisés chamado LEVÍTICO”. Tal título está baseado no fato de que esse livro lida com o assunto dos regulamentos que estavam relacionados com o desempenho das funções dos membros da tribo de Levi.
Deus fala ou Deus é? Segundo Leslie Hardinge e Frank Holbrook (Levítico e Vida, LES, Casa Publicadora Brasileira, 1º trimestre de 1989, páginas 2 e 3), a expressão “Yahweh falou”, ou algum equivalente, aparece em Levítico pouco mais de cinqüenta vezes, enquanto o termo “Eu sou Yahweh” e seus equivalentes aparecem mais de cem vezes no mesmo livro. Portanto, a autoridade e o nome do Senhor são citados em uma média de uma vez para cada oito versos. Isso mostra a ênfase de que os regulamentos desse livro não são de origem mosaica, mas divina.
Como o povo de Deus deveria adorá-Lo, desde o começo? A clara sistematização da resposta a esta pergunta é o conteúdo dos regulamentos levíticos. Eles também contém muitos símbolos que figuram o processo da salvação, revelando verdades espirituais que Jeová queria ensinar para Seus filhos. De forma profética, esses símbolos apontam para o ministério de Jesus.
E o que isso tem a ver com a nossa realidade? As pessoas modernas continuam sendo instintivamente propensas ao pecado. Isso faz com que o evangelho ainda seja necessário. O evangelho é eterno. E ele leva aos pecadores a graça de Deus para a salvação, desde os tempos antigos até hoje.
Um modelo teológico que nos ajuda a entender o plano da salvação está contido no livro Levítico. E assim como acontece em Êxodo e Números, tal metodologia se dá através do sistema do santuário. Esta é a razão de encontrarmos em Levítico o estabelecimento das normas para este sistema, além do estabelecimento dos preceitos para o cotidiano do povo que, dedicado ao concerto, tem o desejo de ser um reflexo do caráter divino. É um manual do crente.
Podemos dividir o livro Levítico em três partes. A primeira delas vai até além da metade do livro (capítulos 1 a 15), tratando, de uma maneira geral, sobre a “justificação em Jesus”. A segunda parte é um pequeno grande centro: o capítulo dezesseis. Ele é o eixo, pois, apresentando o assunto do dia da expiação, serve como ponte teológica entre a primeira e a terceira partes do livro. E essa terceira é aplicada à matéria da “santificação em Jesus”. Ao ler esse livro, é importante ter em mente esta estrutura literária.
Muito mais importante, é render-se à orientação mental concedida pelo Espírito Santo. Ao ler, ouça Deus falando. É vida!
Valdeci Júnior
Fátima Silva