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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Giovanni Diodati Bible (1649) -
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1
|1 Samuel 5:1|
OR i Filistei, avendo presa l´Arca di Dio, la condussero da Eben-ezer in Asdod.
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2
|1 Samuel 5:2|
Presero adunque l´Arca di Dio, e la condussero dentro alla casa di Dagon, e la posarono presso a Dagon.
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3
|1 Samuel 5:3|
E il giorno seguente, essendosi que´ di Asdod levati la mattina, ecco, Dagon giaceva boccone in terra, davanti all´Arca del Signore. Ed essi presero Dagon, e lo riposero nel suo luogo.
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4
|1 Samuel 5:4|
E la mattina del giorno seguente essendosi levati, ecco Dagon giaceva boccone in terra, davanti all´Arca del Signore; e la testa di Dagon, e amendue le palme delle sue mani erano mozze in su la soglia; e l´imbusto solo di Dagon era rimasto presso a quella.
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5
|1 Samuel 5:5|
Perciò i sacerdoti di Dagon, nè alcun di quelli ch´entrano nella casa di esso, non calcano la soglia di Dagon, in Asdod, infino a questo giorno.
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6
|1 Samuel 5:6|
Poi la mano del Signore si aggravò sopra quei di Asdod, ed egli li disertò, e li percosse di morici in Asdod, e ne´ confini di essa.
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7
|1 Samuel 5:7|
E quelli di Asdod, veggendo che così andava la cosa, dissero: L´Arca dell´Iddio d´Israele non dimorerà appresso di noi; perciocchè la sua mano è aspra sopra noi, e sopra Dagon, nostro dio.
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8
|1 Samuel 5:8|
Perciò, mandarono ad adunare tutti i principi de´ Filistei appresso a loro, e dissero: Che faremo noi dell´Arca dell´Iddio d´Israele? Ed essi dissero: Trasportisi l´Arca dell´Iddio d´Israele in Gat. Così l´Arca dell´Iddio d´Israele fu trasportata in Gat.
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9
|1 Samuel 5:9|
Ma, poichè fu trasportata in Gat, la mano del Signore fu sopra la città, con gran turbamento; ed egli percosse gli uomini della città, dal maggiore al minore; e vennero loro delle morici nascoste.
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10
|1 Samuel 5:10|
Perciò mandarono l´Arca di Dio in Ecron; e, come l´Arca di Dio giunse in Ecron, quei di Ecron sclamarono, dicendo: Hanno trasportata l´Arca dell´Iddio d´Israele a me, per far morir me, e il mio popolo.
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Sugestões

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11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva