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      09 de setembro LAB 618

      PODERIA DEUS FRUSTRRAR-SE?
      Ezequiel 39-41

      Na leitura de hoje, entramos numa última grande seção do livro de Ezequiel, que reporta-se a um “Templo”. O capítulo 40 começa a descrever sobre o Novo Tempo.
      E a pergunta que sempre surge na mente do leitor bíblico é: “A que templo a visão do fim do livro de Ezequiel se refere?”
      De acordo com o teólogo Siegried Schwantes, para entender a direção da resposta desta pergunta, é importante saber a data aproximada em que essa visão aconteceu. Esta longa visão, que conclui o livro, é datada do vigésimo quinto ano do exílio de Exequiel. Como esse exílio ocorreu em 597 a.C., a visão data do ano 572 a.C. Em visão, o profeta é transportando à terra de Israel e posto sobre um alto monte, de onde pode contemplar o novo Templo. Um anjo lhe aparece para lhe descrever as várias partes do edifício, seu mobiliário, seus serviços e os ministrantes. A visão encerra com a divisão da terra entre as doze tribos.
      A visão do Templo apresenta duas dificuldades: a) O templo nela descrito não corresponde aos dados que se encontram no Pentateuco para o antigo santuário; b) O templo que, em data posterior a esta visão, foi reconstruído em Jerusalém, tampouco correspondeu ao descrito na visão. Em vista disto, pergunta-se: “qual seria o propósito da visão?”.
      Uma possível explicação é que uma nação vivendo de acordo com a vontade de Deus, na terra prometida, depois do exílio, teria construído este templo ideal e organizado-se segundo este ideal das tribos. Mas como o povo judeu não viveu à altura do ideal que Deus lhes propunha, um templo que obedecesse às estipulações descritas na visão nunca foi construído. E o povo nunca mais foi estabelecido naquele ideal da distribuição geográfica das 12 tribos.
      Assim como Deus tinha um sonho para o antigo Israel, ele tem uma expectativa para você e para mim, hoje, também. Pois afinal, somos o Israel moderno de Deus (Gálatas 6:16). Entretanto, o sonho de Deus pode ser frustrado, dependendo da decisão do ser humano. Nisto, Deus não é impotente, mas ético. Ele limita-se a respeitar o atributo que nos deu, do livre arbítrio. Isso é uma honra até ao Seu próprio nome, pois como ele poderia primeiramente dar algo e depois não respeitar o que dera? E é assim que o Senhor expõe-se, voluntariamente, ao risco da frustração.
      Eu imagino que você não queira frustrar Deus. Portanto, fica de lição para nós, que precisamos buscar o ideal de Deus hoje, para que Seus lindos planos possam sempre se cumprir na nossa vida.
      “Voltem para o Senhor, e vocês viverão” (Amós 5:6).


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Giovanni Diodati Bible (1649)

      • Capítulo 2
      • 1     |1 Tessalonicenses 2:1| PERCIOCCHÈ voi stessi sapete, fratelli, che la nostra entrata fra voi non è stata vana.
                   
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      • 2     |1 Tessalonicenses 2:2| Anzi, benchè prima avessimo, come sapete, patito, e fossimo stati ingiuriati in Filippi, pur ci siamo francamente inanimati nell´Iddio nostro, da annunziarvi l´evangelo di Dio, con molto combattimento.
                   
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      • 3     |1 Tessalonicenses 2:3| Poichè la nostra esortazione non procede da inganno, nè da impurità; e non è con frode.
                   
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      • 4     |1 Tessalonicenses 2:4| Anzi, come siamo stati approvati da Dio, per fidarci l´Evangelo; così parliamo, non come per piacere agli uomini, ma a Dio che prova i nostri cuori.
                   
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      • 5     |1 Tessalonicenses 2:5| Perciocchè ancora noi non abbiamo giammai usato parlar lusinghevole, come voi sapete, nè occasione d´avarizia; Iddio ne è testimonio.
                   
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      • 6     |1 Tessalonicenses 2:6| Nè abbiamo cercato gloria dagli uomini, nè da voi, nè da altri, benchè potessimo usar gravità, come apostoli di Cristo.
                   
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      • 7     |1 Tessalonicenses 2:7| Ma siamo stati mansueti fra voi, come una balia, che alleva teneramente i suoi propri figliuoli.
                   
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      • 8     |1 Tessalonicenses 2:8| In questa maniera, avendovi sommamente cari, eravamo mossi di buona volontà a comunicarvi, non sol l´evangelo di Dio, ma ancora le nostre proprie anime; perchè ci eravate diletti.
                   
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      • 9     |1 Tessalonicenses 2:9| Perciocchè, fratelli, voi vi ricordate della nostra fatica, e travaglio; poichè, lavorando giorno e notte, per non gravare alcun di voi, abbiam predicato in mezzo a voi l´Evangelo di Dio.
                   
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      • 10     |1 Tessalonicenses 2:10| Voi siete testimoni, e Dio ancora, come ci siam portati santamente, e giustamente, e senza biasimo, inverso voi che credete.
                   
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