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      04 de novembro LAB 674

      O QUE É PECADO?
      João 16-18

      “É um pecado!” Foi o que um passageiro de um ônibus coletivo, suspirou, ao contemplar, pela janela, a enorme foto de uma mulher bonita, em um outdoor. Eu não sei o que ele estava realmente querendo dizer. Pensei em algumas suposições, de o que seria o ‘pecado’, na opinião daquele paulistano: a) O ato publicitário de postar uma imagem tentadora; b) A mulher em si; c) Uma possível ação imaginária que tenha rodado em sua mente, decorrente da contemplação que fizera àquela peça. Sobre esta última hipótese, ainda há duas possibilidades da definição do seu conceito de ‘pecado’. Se ele estava imaginando-se com aquela mulher, poderia estar lamentando-se por “cair” naquela tentação, ou, poderia ainda, estar deliciando-se com seus pensamentos de luxúria, julgando-os bons, dando assim, ao pecado, uma conotação positiva. Que pecado!
      Mas o que é, realmente, ‘pecado’? Muitos crentes gostam de responder a esta pergunta com 1João 3:4, que diz que “o pecado é a transgressão da Lei”. Sim, a Bíblia diz isto. Mas não diz que é só isto. Logo, pode ser isto e algo mais, concorda? Indo mais a fundo, na outra ponta da corda, chega-se quase à filosofia (mas ainda é teologia) da consciência de que pecado é a situação humana de sua alienação de Deus. Este conceito é muito bem defendido por Frank B. Holbrook em seu livro “O Sacerdócio Expiatório de Jesus Cristo”.
      E quando Jesus estava para realizar o seu sacrifício por nós, a fim de quebrar esta alienação que existe entre o homem e Deus (Isaías 59), Ele quis deixar bem claro, sob a faceta mais prática possível, o que vem a ser realmente pecado, numa definição que já esclarecesse também o que não é pecado e ainda como não estar em pecado. Jesus, além de ter uma profundidade de conteúdo incomparável, tinha um poder de síntese fantástico. Vemos tudo isto em apenas um verso, quando Ele disse: “Do pecado, porque os homens não crêem em mim ” (João 16:9). Aqui, encontramos uma das definições bíblicas para “pecado”: deixar de crer em Deus, deixar de ter fé. A descrença desagrada tanto a Deus (Hebreus 4:17), ao ponto de, como conseqüência, causar um impacto quase irreparável no relacionamento entre o Criador e aqueles que Ele tanto ama.
      É preciso crer em Deus, porque “tudo que não provém da fé é pecado (Romanos 14:23)”. A dúvida foi o primeiro grande mal, e é a origem de todos os males (leia Gênesis 3). É por isto que a obra do Espírito Santo e a intercessão de Jesus (cf. João 16-18) são tão importantes para nós. Peça-Lhe força para crer!

      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Giovanni Diodati Bible (1649)

      • Capítulo 2
      • 1     |2 Tessalonicenses 2:1| OR noi vi preghiamo, fratelli, riguardo all´avvenimento del Signor nostro Gesù Cristo, ed al nostro adunamento in lui,
                   
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      • 2     |2 Tessalonicenses 2:2| che non siate tosto smossi della mente, nè turbati, per ispirito, nè per parola, nè per epistola, come da parte nostra, quasi che il giorno di Cristo soprastia vicino.
                   
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      • 3     |2 Tessalonicenses 2:3| Niuno v´inganni per alcuna maniera; perciocchè quel giorno non verrà, che prima non sia venuta l´apostasia, e non sia manifestato l´uomo del peccato, il figliuol della perdizione.
                   
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      • 4     |2 Tessalonicenses 2:4| L´avversario, che s´innalza sopra chiunque è chiamato dio, o divinità; talchè siede nel tempio di Dio, come Dio; mostrando sè stesso, e dicendo, ch´egli è Dio.
                   
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      • 5     |2 Tessalonicenses 2:5| Non vi ricordate voi che, essendo ancora fra voi, io vi diceva queste cose?
                   
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      • 6     |2 Tessalonicenses 2:6| Ed ora voi sapete ciò che lo ritiene, acciocchè egli sia manifestato al suo tempo.
                   
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      • 7     |2 Tessalonicenses 2:7| Perciocchè già fin da ora opera il misterio dell´iniquità; soltanto colui che lo ritiene al presente dev´esser tolto di mezzo.
                   
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      • 8     |2 Tessalonicenses 2:8| Ed allora sarà manifestato quell´empio, il quale il Signore distruggerà per lo spirito della sua bocca, e ridurrà al niente per l´apparizion del suo avvenimento.
                   
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      • 9     |2 Tessalonicenses 2:9| Del quale empio l´avvenimento sarà, secondo l´operazione di Satana, con ogni potenza, e prodigi, e miracoli di menzogna;
                   
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      • 10     |2 Tessalonicenses 2:10| e con ogni inganno d´iniquità, in coloro che periscono, perciocchè non hanno dato luogo all´amor della verità, per esser salvati.
                   
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