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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Giovanni Diodati Bible (1649) -
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1
|Atos 10:1|
OR v´era in Cesarea un certo uomo chiamato per nome Cornelio, centurione della schiera detta Italica.
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2
|Atos 10:2|
Esso, essendo uomo pio e temente Iddio, con tutta la sua casa, e facendo molte limosine al popolo, e pregando Iddio del continuo,
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3
|Atos 10:3|
vide chiaramente in visione, intorno l´ora nona del giorno, un angelo di Dio, che entrò a lui, e gli disse: Cornelio.
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4
|Atos 10:4|
Ed egli, riguardatolo fiso, e tutto spaventato, disse: Che v´è, Signore? E l´angelo gli disse: Le tue orazioni, e le tue limosine, son salite davanti a Dio per una ricordanza.
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5
|Atos 10:5|
Or dunque, manda uomini in Ioppe, e fa´ chiamare Simone, il quale è soprannominato Pietro.
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6
|Atos 10:6|
Egli alberga appo un certo Simone coiaio, che ha la casa presso del mare; esso ti dirà ciò ch´ei ti convien fare.
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7
|Atos 10:7|
Ora, come l´angelo che parlava a Cornelio se ne fu partito, egli, chiamati due de´ suoi famigli, ed un soldato di que´ che si ritenevano del continuo appresso di lui, uomo pio,
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8
|Atos 10:8|
e raccontata loro ogni cosa, li mandò in Ioppe.
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|Atos 10:9|
E il giorno seguente, procedendo essi al lor cammino, ed avvicinandosi alla città, Pietro salì in sul tetto della casa, intorno l´ora sesta, per fare orazione.
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10
|Atos 10:10|
Or avvenne ch´egli ebbe gran fame, e desiderava prender cibo; e come que´ di casa gliene apparecchiavano, gli venne un ratto di mente.
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva