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Giovanni Diodati Bible (1649)
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1
|Gálatas 2:1|
Poi, in capo a quattordici anni, io salii di nuovo in Gerusalemme, con Barnaba, avendo preso meco ancora Tito.
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2
|Gálatas 2:2|
Or vi salii per rivelazione; e narrai a que´ di Gerusalemme l´evangelo che io predico fra i Gentili; e in particolare, a coloro che sono in maggiore stima; acciocchè in alcuna maniera io non corressi, o non fossi corso in vano.
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3
|Gálatas 2:3|
Ma, non pur Tito, ch´era meco, essendo Greco, fu costretto d´essere circonciso.
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4
|Gálatas 2:4|
E ciò, per i falsi fratelli, intromessi sotto mano, i quali erano sottentrati per ispiar la nostra libertà, che noi abbiamo in Cristo Gesù, affin di metterci in servitù.
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5
|Gálatas 2:5|
A´ quali non cedemmo per soggezione pur un momento; acciocchè la verità dell´evangelo dimorasse ferma fra voi.
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6
|Gálatas 2:6|
Ma non ricevei nulla da coloro che son reputati essere qualche cosa; quali già sieno stati niente m´importa; Iddio non ha riguardo alla qualità d´alcun uomo; perciocchè quelli che sono in maggiore stima non mi sopraggiunsero nulla.
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7
|Gálatas 2:7|
Anzi, in contrario, avendo veduto che m´era stato commesso l´evangelo dell´incirconcisione, come a Pietro quel della circoncisione
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8
|Gálatas 2:8|
perciocchè colui che avea potentemente operato in Pietro per l´apostolato della circoncisione, avea eziandio potentemente operato in me inverso i Gentili,
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9
|Gálatas 2:9|
e Giacomo, e Cefa, e Giovanni, che son reputati esser colonne, avendo conosciuta la grazia che m´era stata data, diedero a me, ed a Barnaba, la mano di società; acciocchè noi andassimo a´ Gentili, ed essi alla circoncisione.
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10
|Gálatas 2:10|
Sol ci raccomandarono che ci ricordassimo de´ poveri; e ciò eziandio mi sono studiato di fare.
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Sugestões
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21 de março LAB 446
PENSANDO BEM...
Juízes 20-21
Laurence Richards, em seu livro The Teacher’s Coments, chamou-me a atenção para algo que eu nunca tinha pensado em relação ao livro de Juízes e a nossa sociedade moderna. Se você observar na sua Bíblia, ao terminar de ler esse livro, vai deparar-se com a frase: “Naquela época, não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.” Na realidade, essa frase repete-se várias vezes em Juízes. Ela deve nos levar a pensar sobre tudo o que possa existir na nossa conduta que não esteja alinhado com a vida que Deus descreve na Sua Lei. Este é o ponto.
Pense bem: nos dias atuais, os tribunais têm a tendência de definir o que é obsceno usando como critérios o que seriam chamados de “padrões da sociedade”. Ou seja, o que as pessoas de uma comunidade considerarem obscenidade será obscenidade, e o que considerarem não-obsceno não será obsceno. E, desafortunadamente, isso é óbvio. Mas minha pergunta é: O que você acha desse critério?
Será que a frase “Naquela época... cada um fazia o que lhe parecia certo” e esse sistema moderno de estabelecer a “justiça” têm algo em comum? É claro que tem tudo a ver. Obviamente também estamos errados. A(s) nossa(s) comunidade(s) deveria(m) estabelecer como definições legais os conceitos morais e não as ações de crime. Mas parece quase impossível, pois como isso seria feito, se existe tanto desacordo sobre o que vem a ser “certo” e o que vem a ser “errado”? O pós-modernismo, o pluralismo e o amor pelo “politicamente correto” nos fizeram, como sociedade, afocinharmos nessa fossa insegura.
“E agora?” É a mesma pergunta que poderia ser feita e ser respondida no período dos Juízes. Temos a Bíblia, eles tinham o Pentateuco e a história de Josué. A própria Palavra de Deus, através de Josué e de Moisés, já tinha advertido aquele povo que a desobediência também traz consigo a semeadura da autodestruição. O contexto daquela sociedade do fim do livro de Juízes mostra esse conceito de uma maneira muito clara. A única variação é que o deteriorar das coisas, às vezes, é um processo longo ou um processo curto, mas é um processo que acontece. Pode demorar porque em determinadas situações, o fruto mortal e amargo talvez demore algumas gerações para ficar maduro. Mas o “Assim Diz o Senhor” é certo. A mortandade que um dia foi anunciada vai chegar. O que Deus fala, de forma muito inconfundível e irredutível, é a expressão dos princípios nos quais precisamos nos basear para sermos bem conduzidos nesta vida.
E os princípios você já sabe como pode encontrar: fazendo a leitura bíblica diária.
Valdeci Júnior
Fátima Silva