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 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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									 King James Version King James Version
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									1
									 
									 
									|Gênesis 4:1|
									And Adam knew Eve his wife; and she conceived, and bare Cain, and said, I have gotten a man from the LORD.
									
     
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									2
									 
									 
									|Gênesis 4:2|
									And she again bare his brother Abel. And Abel was a keeper of sheep, but Cain was a tiller of the ground.
									
     
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									3
									 
									 
									|Gênesis 4:3|
									And in process of time it came to pass, that Cain brought of the fruit of the ground an offering unto the LORD.
									
     
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									4
									 
									 
									|Gênesis 4:4|
									And Abel, he also brought of the firstlings of his flock and of the fat thereof. And the LORD had respect unto Abel and to his offering:
									
     
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									5
									 
									 
									|Gênesis 4:5|
									But unto Cain and to his offering he had not respect. And Cain was very wroth, and his countenance fell.
									
     
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									6
									 
									 
									|Gênesis 4:6|
									And the LORD said unto Cain, Why art thou wroth? and why is thy countenance fallen?
									
     
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									7
									 
									 
									|Gênesis 4:7|
									If thou doest well, shalt thou not be accepted? and if thou doest not well, sin lieth at the door. And unto thee shall be his desire, and thou shalt rule over him.
									
     
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									8
									 
									 
									|Gênesis 4:8|
									And Cain talked with Abel his brother: and it came to pass, when they were in the field, that Cain rose up against Abel his brother, and slew him.
									
     
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									9
									 
									 
									|Gênesis 4:9|
									And the LORD said unto Cain, Where is Abel thy brother? And he said, I know not: Am I my brother's keeper?
									
     
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									10
									 
									 
									|Gênesis 4:10|
									And he said, What hast thou done? the voice of thy brother's blood crieth unto me from the ground.
									
     
 
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				- Sugestões 
 

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva