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      17 de Dezembro LAB 717

      TIAGO
      Tiago

      “A Epístola de Tiago é um dos livros que mais duramente teve que lutar para obter sua incorporação ao Novo Testamento. E ainda depois de ter chegado a ser considerada como parte da Escritura, foi mencionada com certa reserva e suspicácia. Até em época tão tardia como o século XVI Lutero de boa vontade a teria eliminado totalmente do Novo Testamento (William Barclay)”.
      De acordo com o Comentário Bíblico Moody, o conteúdo de Tiago “é um pedido em prol do cristianismo vital. Herder captou o teor deste livro quando escreveu: ‘Que nobre é o homem que fala nesta Epístola! Que incansável paciência no sofrimento! Que grandeza na pobreza! Que alegria na tristeza! Simplicidade, sinceridade, confiança direta na oração! Como ele quer ação! Ação, não palavras . . . não uma fé morta!’ (citado por F.W. Farrar em The Early Days of Christianity, pág. 324).
      “No verdadeiro espírito dá literatura da Sabedoria, Tiago maneja muitos e diferentes assuntos. Seus parágrafos curtos e abruptos já foram comparados a um colar de pérolas - cada um é uma entidade separada em si mesmo. Há algumas transições lógicas, mas em grande pane as transições são abruptas ou nem existem. Este fenômeno toma impossível um esboço no sentido usual. Aqui está, entretanto, uma lista dos assuntos tratados na ordem de sua ocorrência na epístola”.
      “A epístola de Tiago é um dos escritos mais instrutivos do Novo Testamento. Dirigida principalmente contra os erros particulares da época, produzidos entre os cristãos judeus, não contém as mesmas declarações doutrinárias completas de outras epístolas, mas apresenta um admirável resumo dos deveres práticos de todos os crentes. Aqui estão manifestas as principais verdades do cristianismo, e se considerada com atenção, demonstrará que coincidem inteiramente com as declarações de Paulo acerca da graça e da justificação, abundando ao mesmo tempo em sérias exortações à paciência da esperança e à obediência da fé e do amor, mescladas com advertências, repreensões e exortações conforme os assuntos tratados. As verdades aqui expostas são muito sérias, e é necessário que em todo o tempo se sustenham e se observem as regras para sua prática. Em Cristo não há ramos mortos ou sem seiva, e a fé não é uma graça ociosa; onde quer que esteja, produz fruto em obras (Mathew Henry)”.
      O que surpreende em Tiago é que somente em duas ocasiões se menciona o nome de Jesus (1:1; 2:1); e também que nada se diz acerca da Sua vida, morte e ressurreição. No entanto, a fé do autor inspira todo o discurso e se faz manifesta nas referências ao “bom nome”. Suas expectativas fervorosas com respeito à igreja primitiva devem servir-nos de exemplo.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Colloquial Japanese Bible (Kougo-Yaku)

      • Capítulo 20
      • 1     |Provérbios 20:1| 酒は人をあざける者とし、濃い酒は人をあばれ者とする、これに迷わされる者は無知である。
                   
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      • 2     |Provérbios 20:2| 王の怒りは、ししがほえるようだ、彼を怒らせる者は自分の命をそこなう。
                   
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      • 3     |Provérbios 20:3| 争いに関係しないことは人の誉である、すべて愚かな者は怒り争う。
                   
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      • 4     |Provérbios 20:4| なまけ者は寒いときに耕さない、それゆえ刈入れのときになって、求めても何もない。
                   
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      • 5     |Provérbios 20:5| 人の心にある計りごとは深い井戸の水のようだ、しかし、さとき人はこれをくみ出す。
                   
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      • 6     |Provérbios 20:6| 自分は真実だという人が多い、しかし、だれが忠信な人に会うであろうか。
                   
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      • 7     |Provérbios 20:7| 欠けた所なく、正しく歩む人――その後の子孫はさいわいである。
                   
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      • 8     |Provérbios 20:8| さばきの座にすわる王はその目をもって、すべての悪をふるいわける。
                   
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      • 9     |Provérbios 20:9| だれが「わたしは自分の心を清めた、わたしの罪は清められた」ということができようか。
                   
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      • 10     |Provérbios 20:10| 互に違った二種のはかり、二種のますは、ひとしく主に憎まれる。
                   
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