-
Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
-
Biblia Dios Habla Hoy
-
-
La parábola del sembrador
(Mc 4.1-9; Lc 8.4-8)
El porqué de las parábolas
(Mc 4.10-12; Lc 8.9-10)
Jesús explica la parábola del sembrador
(Mc 4.13-20; Lc 8.11-15)
La parábola de la mala hierba entre el trigo
La parábola de la semilla de mostaza
(Mc 4.30-32; Lc 13.18-19)
La parábola de la levadura
(Lc 13.20-21)
Cumplimiento de la Escritura
(Mc 4.33-34)
Jesús explica la parábola de la mala hierba
La parábola del tesoro escondido
La parábola de la perla de mucho valor
La parábola de la red
Lo nuevo y lo viejo
Jesús en Nazaret
(Mc 6.1-6; Lc 4.16-30)
-
1
|Mateus 13:1|
Aquel mismo dÃa salió Jesús de casa y se sentó a la orilla del lago.
-
2
|Mateus 13:2|
Como se reunió mucha gente, Jesús subió a una barca y se sentó, mientras la gente se quedaba en la playa.
-
3
|Mateus 13:3|
Entonces se puso a hablarles de muchas cosas por medio de parábolas.Les dijo: «Un sembrador salió a sembrar.
-
4
|Mateus 13:4|
Y al sembrar, una parte de la semilla cayó en el camino, y llegaron las aves y se la comieron.
-
5
|Mateus 13:5|
Otra parte cayó entre las piedras, donde no habÃa mucha tierra; esa semilla brotó pronto, porque la tierra no era muy honda;
-
6
|Mateus 13:6|
pero el sol, al salir, la quemó, y como no tenÃa raÃz, se secó.
-
7
|Mateus 13:7|
Otra parte de la semilla cayó entre espinos, y los espinos crecieron y la ahogaron.
-
8
|Mateus 13:8|
Pero otra parte cayó en buena tierra, y dio buena cosecha; algunas espigas dieron cien granos por semilla, otras sesenta granos, y otras treinta.
-
9
|Mateus 13:9|
Los que tienen oÃdos, oigan.»
-
10
|Mateus 13:10|
Los discÃpulos se acercaron a Jesús y le preguntaron por qué hablaba a la gente por medio de parábolas.
-
-
Sugestões
Clique para ler Jeremias 42-44
23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva