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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Biblia Dios Habla Hoy
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La transfiguración de Jesús
(Mc 9.2-13; Lc 9.28-36)
Jesús sana a un muchacho que tenÃa un demonio
(Mc 9.14-29; Lc 9.37-43)
Jesús anuncia por segunda vez su muerte
(Mc 9.30-32; Lc 9.43-45)
El pago del impuesto para el templo
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1
|Mateus 17:1|
Seis dÃas después, Jesús tomó a Pedro, a Santiago y a Juan, el hermano de Santiago, y se fue aparte con ellos a un cerro muy alto.
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2
|Mateus 17:2|
AllÃ, delante de ellos, cambió la apariencia de Jesús. Su cara brillaba como el sol, y su ropa se volvió blanca como la luz.
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3
|Mateus 17:3|
En esto vieron a Moisés y a ElÃas conversando con Jesús.
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4
|Mateus 17:4|
Pedro le dijo a Jesús:—Señor, ¡qué bien que estemos aquÃ! Si quieres, haré tres chozas: una para ti, otra para Moisés y otra para ElÃas.
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5
|Mateus 17:5|
Mientras Pedro estaba hablando, una nube luminosa se posó sobre ellos, y de la nube salió una voz, que dijo: «Éste es mi Hijo amado, a quien he elegido: escúchenlo.»
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6
|Mateus 17:6|
Al oÃr esto, los discÃpulos se postraron con la cara en tierra, llenos de miedo.
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7
|Mateus 17:7|
Jesús se acercó a ellos, los tocó y les dijo:—Levántense; no tengan miedo.
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8
|Mateus 17:8|
Y cuando miraron, ya no vieron a nadie, sino a Jesús solo.
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9
|Mateus 17:9|
Mientras bajaban del cerro, Jesús les ordenó:—No cuenten a nadie esta visión, hasta que el Hijo del hombre haya resucitado.
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10
|Mateus 17:10|
Los discÃpulos preguntaron entonces a Jesús:—¿Por qué dicen los maestros de la ley que ElÃas ha de venir primero?
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva