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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Biblia Dios Habla Hoy
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Conspiración para arrestar a Jesús
(Mc 14.1-2; Lc 22.1-2; Jn 11.45-53)
Una mujer derrama perfume sobre Jesús
(Mc 14.3-9; Jn 12.1-8)
Judas traiciona a Jesús
(Mc 14.10-11; Lc 22.3-6)
La Cena del Señor
(Mc 14.12-25; Lc 22.7-23; Jn 13.21-30; 1 Co 11.23-26)
Jesús anuncia que Pedro lo negará
(Mc 14.26-31; Lc 22.31-34; Jn 13.36-38)
Jesús ora en GetsemanÃ
(Mc 14.32-42; Lc 22.39-46)
Arrestan a Jesús
(Mc 14.43-50; Lc 22.47-53; Jn 18.2-11)
Jesús ante la Junta Suprema
(Mc 14.53-65; Lc 22.54-55,63-71; Jn 18.12-14,19-24)
Pedro niega conocer a Jesús
(Mc 14.66-72; Lc 22.56-62; Jn 18.15-18,25-27)
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1
|Mateus 26:1|
Cuando Jesús terminó toda su enseñanza, dijo a sus discÃpulos:
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2
|Mateus 26:2|
—Como ustedes saben, dentro de dos dÃas es la fiesta de la Pascua, y el Hijo del hombre será entregado para que lo crucifiquen.
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3
|Mateus 26:3|
Por aquel tiempo, los jefes de los sacerdotes y los ancianos de los judÃos se reunieron en el palacio de Caifás, el sumo sacerdote,
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4
|Mateus 26:4|
e hicieron planes para arrestar a Jesús mediante algún engaño, y matarlo.
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5
|Mateus 26:5|
Pero decÃan:—No durante la fiesta, para que no se alborote la gente.
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6
|Mateus 26:6|
Jesús estaba en Betania, en casa de Simón, al que llamaban el leproso;
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7
|Mateus 26:7|
en esto se le acercó una mujer que llevaba un frasco de alabastro lleno de un perfume muy caro. Mientras Jesús estaba a la mesa, ella le derramó el perfume sobre la cabeza.
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8
|Mateus 26:8|
Los discÃpulos, al verlo, se enojaron y comenzaron a decir:—¿Por qué se desperdicia esto?
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9
|Mateus 26:9|
Pudo haberse vendido por mucho dinero, para ayudar a los pobres.
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10
|Mateus 26:10|
Jesús lo oyó, y les dijo:—¿Por qué molestan a esta mujer? Ha hecho una obra buena conmigo.
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva