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									 Darby Version Darby Version
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									1
									 
									 
									|1 Pedro 2:1|
									Laying aside therefore all malice and all guile and  hypocrisies and envyings and all evil speakings,									
     
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									2
									 
									 
									|1 Pedro 2:2|
									as newborn babes desire earnestly the pure mental milk of  the word, that by it ye may grow up to salvation,									
     
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									3
									 
									 
									|1 Pedro 2:3|
									if indeed ye have tasted that the Lord [is] good.									
     
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									4
									 
									 
									|1 Pedro 2:4|
									To whom coming, a living stone, cast away indeed as  worthless by men, but with God chosen, precious,									
     
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									5
									 
									 
									|1 Pedro 2:5|
									yourselves also, as living stones, are being built up a  spiritual house, a holy priesthood, to offer spiritual  sacrifices acceptable to God by Jesus Christ.									
     
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									6
									 
									 
									|1 Pedro 2:6|
									Because it is contained in the scripture: Behold, I lay in  Zion a corner stone, elect, precious: and he that believes on  him shall not be put to shame.									
     
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									7
									 
									 
									|1 Pedro 2:7|
									To you therefore who believe [is] the preciousness; but to  the disobedient, the stone which the builders cast away as  worthless, this is become head of [the] corner,									
     
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									8
									 
									 
									|1 Pedro 2:8|
									and a stone of stumbling and rock of offence; [who] stumble  at the word, being disobedient to which also they have been  appointed.									
     
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									9
									 
									 
									|1 Pedro 2:9|
									But *ye* [are] a chosen race, a kingly priesthood, a holy  nation, a people for a possession, that ye might set forth the  excellencies of him who has called you out of darkness to his  wonderful light;									
     
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									10
									 
									 
									|1 Pedro 2:10|
									who once [were] not a people, but now God's people; who  were not enjoying mercy, but now have found mercy.									
     
 
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				- Sugestões 
 

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva