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									 Darby Version Darby Version
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									1
									 
									 
									|1 Pedro 5:1|
									The elders which [are] among you I exhort, who [am their]  fellow-elder and witness of the sufferings of the Christ, who  also [am] partaker of the glory about to be revealed:									
     
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									2
									 
									 
									|1 Pedro 5:2|
									shepherd the flock of God which [is] among you, exercising  oversight, not by necessity, but willingly; not for base gain,  but readily;									
     
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									3
									 
									 
									|1 Pedro 5:3|
									not as lording it over your possessions, but being models  for the flock.									
     
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									4
									 
									 
									|1 Pedro 5:4|
									And when the chief shepherd is manifested ye shall receive  the unfading crown of glory.									
     
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									5
									 
									 
									|1 Pedro 5:5|
									Likewise [ye] younger, be subject to [the] elder, and all of  you bind on humility towards one another; for God sets himself  against [the] proud, but to [the] humble gives grace.									
     
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									6
									 
									 
									|1 Pedro 5:6|
									Humble yourselves therefore under the mighty hand of God,  that he may exalt you in [the due] time;									
     
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									7
									 
									 
									|1 Pedro 5:7|
									having cast all your care upon him, for he cares about you.									
     
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									8
									 
									 
									|1 Pedro 5:8|
									Be vigilant, watch. Your adversary [the] devil as a roaring  lion walks about seeking whom he may devour.									
     
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									9
									 
									 
									|1 Pedro 5:9|
									Whom resist, stedfast in faith, knowing that the selfsame  sufferings are accomplished in your brotherhood which [is] in  [the] world.									
     
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									10
									 
									 
									|1 Pedro 5:10|
									But the God of all grace who has called you to his eternal  glory in Christ Jesus, when ye have suffered for a little  while, himself shall make perfect, stablish, strengthen,  ground:									
     
 
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				- Sugestões 
 

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva