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Darby Version
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1
|1 Timóteo 3:1|
The word [is] faithful: if any one aspires to exercise oversight, he desires a good work.
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2
|1 Timóteo 3:2|
The overseer then must be irreproachable, husband of one wife, sober, discreet, decorous, hospitable, apt to teach;
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3
|1 Timóteo 3:3|
not given to excesses from wine, not a striker, but mild, not addicted to contention, not fond of money,
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4
|1 Timóteo 3:4|
conducting his own house well, having [his] children in subjection with all gravity;
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5
|1 Timóteo 3:5|
(but if one does not know how to conduct his own house, how shall he take care of the assembly of God?)
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6
|1 Timóteo 3:6|
not a novice, that he may not, being inflated, fall into [the] fault of the devil.
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7
|1 Timóteo 3:7|
But it is necessary that he should have also a good testimony from those without, that he may fall not into reproach and [the] snare of the devil.
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8
|1 Timóteo 3:8|
Ministers, in like manner, grave, not double-tongued, not given to much wine, not seeking gain by base means,
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9
|1 Timóteo 3:9|
holding the mystery of the faith in a pure conscience.
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10
|1 Timóteo 3:10|
And let these be first proved, then let them minister, being without charge [against them].
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Sugestões
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03 de julho LAB 550
APRENDENDO
SALMOS 106-110
Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.
Valdeci Júnior
Fátima Silva