-
-
Giovanni Diodati Bible (1649)
-
-
1
|1 Timóteo 3:1|
CERTA è questa parola: Se alcuno desidera l´ufficio di vescovo, desidera una buona opera.
-
2
|1 Timóteo 3:2|
Bisogna adunque che il vescovo sia irreprensibile, marito d´una sola moglie, sobrio, vigilante, temperato, onesto, volonteroso albergator de´ forestieri, atto ad insegnare;
-
3
|1 Timóteo 3:3|
non dato al vino, non percotitore, non disonestamente cupido del guadagno; ma benigno, non contenzioso, non avaro.
-
4
|1 Timóteo 3:4|
Che governi bene la sua propria famiglia, che tenga i figliuoli in soggezione, con ogni gravità.
-
5
|1 Timóteo 3:5|
Ma, se alcuno non sa governar la sua propria famiglia, come avrà egli cura della chiesa di Dio?
-
6
|1 Timóteo 3:6|
Che non sia novizio; acciocchè divenendo gonfio, non cada nel giudicio del diavolo.
-
7
|1 Timóteo 3:7|
Or conviene che egli abbia ancora buona testimonianza da que´ di fuori, acciocchè non cada in vituperio, e nel laccio del diavolo.
-
8
|1 Timóteo 3:8|
Parimente bisogna che i diaconi sieno gravi, non doppi in parole, non dati a molto vino, non disonestamente cupidi del guadagno.
-
9
|1 Timóteo 3:9|
Che ritengano il misterio della fede in pura coscienza.
-
10
|1 Timóteo 3:10|
Or questi ancora sieno prima provati, poi servano, se sono irreprensibili.
-
-
Sugestões
Clique para ler Salmos 111-118
04 de julho LAB 551
MÚSICA CONTEMPORÂNEA CRISTÃ
SALMOS 111-118
“Aleluia!” Essa é a primeira palavra da nossa leitura diária. Ela significa “louve ao Senhor”. É a única palavra que Deus não deixou ser traduzida para nenhum idioma porque o louvor é algo universal. Você já deve ter ouvido-a muitas vezes. Se ouviu “O Messias”, de Händel, só uma vez na sua vida, então já ouviu a palavra aleluia quase 100 vezes; uma repetição ininterrupta, numa demonstração da vontade de louvar a Deus.
Vemos isso nos salmos. E, graças a Deus, é isso que temos visto também na música gospel contemporânea. Nós, cristãos, temos passado por uma evolução musical. Amém por isso! Hoje, os cristãos estão chegando a uma maturidade de fazer músicas mais parecidas com as músicas bíblicas. Não sei se você lembra, mas os chamados hinos, aquelas músicas dos séculos passados, tinham a tendência de glorificar a experiência cristã e não a Cristo. Observe como os salmos são diferentes! A maioria das canções de adoração efetiva é composta de músicas que se dirigem diretamente a Deus. Essa é a adoração bíblica. E essa é a força de muitas canções de adoração contemporâneas: são centralizadas em Deus e não na experiência humana.
Outro detalhe interessante: repare que o Salmo 117 não tem nem 30 palavras. Você acha que era só cantá-lo uma vez e pronto? Não! Eles as repetiam muitas vezes, semelhante a “Aleluia de Händel” e as músicas contemporâneas cristãs, que repetem os mesmos termos muitas vezes, para que fiquem fixados na mente e no coração do adorador. São letras simples, sem nada complicado, da mesma forma que o evangelho deve ser. Ele precisa ser popular, para que o povo memorize facilmente, através de uma música relacionada à vida real e que possa ser inserida no cotidiano das pessoas.
Quando “estamos” nos salmos, realmente nos sentimos num louvor contemporâneo. Há o levantar das mãos, o bater das palmas e o prazer de estar na presença de Deus: “Alegrei-me quando me disseram? Vamos à casa do Senhor.” E só uma música contemporânea, alegre e envolvente é capaz de tocar o coração.
Outro detalhe que nos mostra que a música mais parecida com os salmos é a cristã gospel contemporânea, é o fato de que na adoração bíblica, eles não tinham restrições de instrumentos. Enquanto a música erudita só alcança os eruditos, limitando-se a determinados instrumentos, com os salmos não existe acepção. O importante é louvar ao Senhor com todos eles: cordas, percussão e sopro.
Isso é inovador? Sim! Mas é muito melhor que ficar cantando canções mortas, dos séculos passados, e desobedecendo a ordem dos salmistas que dizem para cantarmos um cântico novo ao Senhor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva