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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Giovanni Diodati Bible (1649)
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1
|2 Samuel 7:1|
OR avvenne che, abitando il re in casa sua, dopo che il Signore gli ebbe dato riposo da tutti i suoi nemici d´ogn´intorno,
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|2 Samuel 7:2|
egli disse al profeta Natan: Deh! vedi, io abito in una casa di cedri, e l´Arca di Dio abita in mezzo d´un padiglione.
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3
|2 Samuel 7:3|
E Natan disse al re: Va´, fa´ tutto quello che tu hai nel cuore; perciocchè il Signore è teco.
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4
|2 Samuel 7:4|
Ma quella stessa notte la parola del Signore fu indirizzata a Natan, dicendo:
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|2 Samuel 7:5|
Va´, e di´ al mio servitore Davide: Così ha detto il Signore: Mi edificheresti tu una casa per mia stanza?
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6
|2 Samuel 7:6|
Conciossiachè io non sia abitato in casa, dal dì che io trassi fuori di Egitto i figliuoli d´Israele, infino a questo giorno; anzi son camminato qua e là in un padiglione ed in un tabernacolo.
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7
|2 Samuel 7:7|
Dovunque io son camminato con tutti i figliuoli d´Israele, ho io mai in alcuna maniera parlato di questo ad alcuna delle tribù d´Israele, alla quale io avessi comandato di pascere il mio popolo Israele, dicendo: Perchè non mi avete voi edificata una casa di cedri?
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8
|2 Samuel 7:8|
Ora dunque, così dirai al mio servitore Davide: Così ha detto il Signore degli eserciti: Io ti ho preso dalla mandra, di dietro alle pecore, acciocchè tu sii conduttore sopra il mio popolo Israele.
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|2 Samuel 7:9|
E sono stato teco dovunque tu sei camminato, ed ho distrutti tutti i tuoi nemici d´innanzi a te, e ti ho acquistato un nome grande, al pari del nome de´ più grandi che sieno in terra.
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10
|2 Samuel 7:10|
Ed oltre a ciò, costituirò un luogo al mio popolo Israele, e lo pianterò, ed egli abiterà in casa sua, e non sarà più agitato, e gl´iniqui non l´affliggeranno più come prima;
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Sugestões
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21 de fevereiro LAB 418
EM VIGOR
Números 28-30
A leitura de hoje trata do mesmo assunto do inÃcio ao fim: as ofertas. Naquele tempo, o tipo de ofertas era bem diferente, mas é importante entendermos os princÃpios que estão por trás do ato de ofertar atualmente.
A palavra oferta é traduzida como o ato de trazer alguma coisa como oferenda ao Senhor. Nos tempos bÃblicos existiam dois tipos de ofertas:
1º) Ofertas prescritas por lei – eram aquelas que os judeus traziam regularmente para o Senhor, tais como a oferta do holocausto, de manjares, oferta pacÃfica, pelo pecado e pela culpa. É claro que a prática delas não está ordenada para nós, cristãos, no sentido da apresentação literal delas. Mas o significado espiritual ainda é válido, porque quando ofertamos ao Senhor, fazemos isso na convicção de que todas essas bênçãos, que são a paz, comunhão com Deus, ausência de sentimento de culpa, purificação e vida abundante, são realidades presentes em nossas vidas. E é aà que se encaixa o outro tipo de ofertas.
2º) Ofertas voluntárias – eram apresentadas como uma expressão de gratidão a Deus. O povo era convidado a ofertar voluntariamente. Quando se empenharam na construção do tabernáculo no Monte Sinai, trouxeram liberalmente as ofertas com todos os materiais necessários para aquela obra. O povo contribuiu com tanta abundância, que Moisés chegou a pedir que parassem de trazê-las. Em uma reforma espiritual e religiosa promovida pelo sumo sacerdote Joiada, o povo ofertou para custear os reparos que precisavam ser feitos no templo. Todos contribuÃram generosamente, semelhante ao que aconteceu no reinado de Ezequias.
No Novo Testamento, também há várias referências à s ofertas. Muitas delas estão relacionadas ao próprio ministério de Jesus. Lembra da história da viúva pobre que ofertou tudo que tinha? Ela foi louvada pelo Senhor por causa disso. Teve também a mulher do vaso de alabastro, que derramou o unguento carÃssimo nos pés de Cristo. Ela foi criticada por algumas pessoas, mas Jesus valorizou o ato de fé que ela demonstrou.
Mas, com certeza, o maior exemplo de ofertas voluntárias que temos no Novo Testamento está nos atos da Igreja Primitiva. Vemos que os crentes chegaram a vender as propriedades para depositar o dinheiro ao apostolado. Eles ofertavam de um jeito que não mediam esforços. As igrejas da Macedônia, por exemplo, contribuÃam com alegria, até quando eles estavam passando pelas necessidades da pobreza, dando acima do que podiam para poder aumentar a oferta de socorro aos cristãos da Judéia.
Esses exemplos bÃblicos são para nós. Devemos ter a mesma atitude e voluntariedade para com a manutenção da Obra de Deus. O ato de ofertar é uma prática que ainda deve continuar em vigor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva